terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Acusados de tráfico de adolescentes envolvendo escolinhas de futebol serão ouvidos pela CPI

  
Foi aprovada na manhã desta terça-feira (18) em audiência da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara dos Deputados, requerimento para que Manuel da Conceição Ferreira, presidente do Clube Portuguesa Santista e Ronildo Borges de Souza, olheiro, compareçam à comissão e esclareçam fatos acerca de situação análoga ao tráfico de pessoas envolvendo o clube paulista.
  
A denúncia, inclusive com a condenação da Portuguesa Paulista pelo Tribunal de Justiça de São Paulo no último dia 11, envolve dez adolescentes, entre 16 e 17 anos de idade, que foram do Pará treinar no time de base do clube, e que morando em um pequeno apartamento na Ponta da Praia, em Santos, em condições precárias e não contavam com nenhum tipo de assistência médica ou odontológica, tampouco um responsável para recorrer em caso de urgência, segundo o promotor da Infância e Juventude de Santos, Carlos Alberto Carmello Jr.
 
O Tribunal entendeu que o caso se caracterizava como tráfico humano e a Portuguesa Paulista foi condenada a pagar indenização a cada uma das vitimas, cabendo ainda recurso. Os adolescentes foram encaminhados de volta às suas famílias, no Pará.
  
Segundo o requerimento apresentado, informações dão conta que o Ronildo Souza era conhecido por levar crianças para o sudeste para participarem de escolinhas de futebol em clubes como Cruzeiro e Atlético Mineiro, obtendo dos pais procurações para poder fazer qualquer acordo de contratação de crianças.
 
Segundo o autor do requerimento, deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA), os fatos são graves e é importante que os membros da CPI ouçam os envolvidos pela contratação dos menores, para que os detalhes do caso embasem ações preventivas e que crimes desta natureza possam ser evitados. “Quadrilhas e indivíduos se valem da condição financeira das vítimas e de suas famílias, com promessas de dias melhores, quando muitas vezes estes meninos e meninas, longe de seus responsáveis, são colocados em situações de risco social e até de prostituição, como já ocorreu”, afirmou o parlamentar.
   
As quadrilhas de Tráfico de Pessoas movimentam cerca de 35 bilhões de dólares por ano, e o Brasil é o quinto país nesse tipo de crime no mundo, principalmente no tráfico para fins de exploração sexual.
 
 
Assessoria de Comunicação
Gabinete Dep. Arnaldo Jordy
jordycamara23@gmail.com
(61) 3215-1376 / 8276-7807
 
 

Nenhum comentário: