sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Deputado do PPS quer saber se Abin investigou Paulo Vieira antes de nomeação para Agência

 
Do Portal PPS
Por
William Passos
  
Acusado de chefiar “máfia dos pareceres” foi indicado por Lula em 2009
 
A Mesa Diretora da Câmara recebeu nesta quinta-feira (13) requerimento endereçado ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República com pedido de informações sobre que providências tomou antes da nomeação de Paulo Vieira para o cargo de diretor da Agência Nacional de Águas (ANA). Vieira é apontado pela Polícia Federal como chefe da máfia dos pareceres. Ele foi preso durante a operação Porto Seguro no dia 23 de novembro.
 
O documento, contendo uma lista de questionamentos, foi elaborado pelo vice-líder do PPS na Câmara, deputado Arnaldo Jordy (PA). O interesse do parlamentar é saber se a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) – órgão subordinado ao Gabinete de Segurança Institucional – investigou Paulo Vieira antes dele assumir um cargo estratégico na Administração Pública Federal.
 
Jordy lembra que Paulo Vieira foi indicado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no final de 2009. E, que seu nome foi rejeitado por duas vezes pelo Senado, que tem a missão constitucional de sabatinar os diretores das agências reguladoras. Somente na terceira tentativa é que Vieira teve a indicação para a Agência Nacional de Águas aprovada pelos senadores.
 
“Diante da gravidade das acusações apresentadas contra o senhor Paulo Vieira, é imperioso sabermos até que ponto o governo federal tinha informações sobre a sua falta de credenciais para assumir o cargo de diretor da ANA e que tipo de providências o Gabinete de Segurança Institucional tomou para informar ao Presidente Lula sobre o perigo que corria ao indicá-lo para o referido cargo”, justificou o deputado do PPS no requerimento.
   
Comissão de Ética Pública
   
O vice-líder do PPS também protocolou na Câmara outro pedido de informações. Desta vez, o destinatário é a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann. Arnaldo Jordy solicitou detalhes sobre as recomendações feitas pela Comissão de Ética Pública da Presidência sobre eventual incompatibilidade de Paulo Vieira acumular as funções de diretor da Agência e de conselheiro da Companhia Docas de São Paulo, que administra o Porto de Santos.
 
O parlamentar quer saber quais e quando foram feitas as recomendações da Comissão da Ética e a para quem foram encaminhadas.
 
Uma das missões da Comissão de Ética da Presidência da República é zelar pelo cumprimento do Código de Conduta da Alta Administração Federal e orientar as autoridades para que atuem de acordo com suas normas.
 
 

Nenhum comentário: