quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Audiência no Ministério da Cultura prevê revitalização de teatro histórico em Belém

  
   
Brasília/DF - Uma audiência com a ministra da Cultura, Marta Suplicy na tarde desta quarta-feira (19) definiu o destino de um dos mais tradicionais teatros de Belém(PA), o teatro São Cristóvão, localizado no centro da capital e que além de degradado por anos de abandono, sofre com a implacável especulação imobiliária.

Além ter presenciado movimentos teatrais, musicais, políticas, folclóricas de toda variedade, o teatro fincado hoje numa das principais avenidas da capital considerada entrada da Amazônia, também foi o lar e palco de uma das mais tradicionais expressões culturais do Pará, o Pássaro Junino.

Provocada pelo deputado federal Arnaldo Jordy (PPS/PA) - que em sua mocidade contemplou o teatro ainda em funcionamento -, a reunião também contou com a diretora de Patrimônio da Secretaria de Cultura do Pará – Secult, Rosário Lima da Silva e pela presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, Jurema de Sousa Machado.

Para o parlamentar paraense, o teatro é detentor uma simbologia cultural e social de uma Belém histórica que luta para sobreviver, em meio a espigões cada vez mais altos e caros. “É natural que a especulação objetive a área onde o teatro está. Porém, é dever do poder público preservar a história, para que as todos possam usufruir de um espaço que sempre esteve a serviço da sociedade e da cultura”, afirmou Jordy.
 
A diretora da Secult fez a apresentação do projeto de restauração do teatro à Ministra e à presidente do Iphan, onde está previsto ainda um memorial do Pássaro e da própria associação que criou o teatro, os Chauffers do Pará, cujos remanescentes lutam para manter o local a salvo das construtoras.
 
A Ministra deu o sinal verde para que o projeto avance, inicialmente com a desapropriação da área, que deve ficar a cargo do Estado - pois o teatro é tombado pela Secult, e do projeto de revitalização que deve ficar em torno de 8 milhões de reais, com contrapartidas tanto do Estado quando do Governo Federal. Segundo Marta Suplicy, o espaço “deve poder ser utilizado por todas as companhias de teatro de vanguarda de Belém, bem como ser um local de manifestações que sejam palpitantes para a juventude, incluindo audiovisual”. Para tanto, ela afirmou que o Minc pode disponibilizar um acervo de mais de mil títulos de filmes nacionais.
 
Também conhecido como Teatro dos Pássaros, por abrigar a manifestação folclórica de Pássaros Juninos, que só ocorre no Pará, o antigo prédio foi sede da extinta União Beneficiente dos Chauffeurs do Pará e está fechado há mais de 12 anos. Construído na década de 30 e apesar de tombado pelo Departamento de Patrimônio Histórico Artístico e Cultural (DPHAC), da Secult e pela Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), o prédio encontra-se estado abandonado e deterioração, com mato e até árvores crescendo em sua área.
  
Pássaro na Copa
  
Marta Suplicy também afirmou que o Pássaro Junino pode compor a programação cultural prevista para a Copa do Mundo, solicitando de imediato informações da Secult, para que a intenção seja concretizada.
  
   

Nenhum comentário: