segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Com emenda de bancada, Jordy entrega ônibus escolares no Pará

 
 
Da Assessoria Parlamentar - Em Belém
 
Em um estado de dimensões continentais como o Pará, um ônibus, mais que um veículo de locomoção, representa o acesso à educação para muitas crianças, que às vezes nem podem frequentar a escola devido à distância ou mesmo levam mais tempo em viagem até o colégio do que propriamente em sala de aula, estudando. Com o intuito de atender essa necessidade, o deputado federal Arnaldo Jordy (PPS/PA) aprovou juntamente com a bancada paraense da Câmara uma emenda de 20,5 milhões de reais para a compra de ônibus escolares, entregues hoje (17) a 87 municípios paraenses numa cerimônia do Governo do Pará ocorrida durante a manhã no Centro de Convenções da Amazônia – Hangar.
 
O deputado Jordy, que destinou ônibus para os municípios de Belém, Itupiranga, Igarapé-Açu, Pacajá, Ulianópolis, Traquateua e Tucuruí, considera este um ato de cidadania, mas critica o Governo Federal por não conseguir planejar projetos voltados para realidades geográficas diferentes do contexto sul e sudeste do país: “infelizmente o Governo Federal não compreende a nossa geografia Amazônica, pois aqui, precisamos também de barcos para transportar as crianças nas áreas em que rios são a única forma de acesso. Ou o Governo padroniza os processos de desenvolvimento, ou quando admite variável, o faz de forma equivocada, como aconteceu com os barcos já doados, que por serem com motor à gasolina têm um custo de manutenção muito caro para as prefeituras e acabam em desuso”, afirmou Jordy.
  
Cada parlamentar da bancada paraense pôde destinar sete ônibus escolares, o que soma um total de 119 veículos. Como cerca de 60 municípios não foram agraciados por essa emenda, o governador do Pará, Simão Jatene, durante o evento, comprometeu-se em doar um ônibus igual a cada localidade. A condução tem uma plataforma de acesso para estudantes com deficiência e acomoda até três cadeiras de rodas em seu interior.
   
Segundo o representante do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Zé Maria Rodrigues de Souza, quase 5 milhões de crianças dependem do transporte escolar no Brasil. Ele também ressaltou que numa ação futura do Governo Federal serão entregues barcos à diesel para o transporte em áreas de acesso fluvial, como existe no Pará.
   
Compareceram na cerimônia representantes dos Governos Federal e Estadual, da Secretaria de Promoção Social, das Prefeituras do Pará, da bancada de parlamentares paraenses e do Senado Federal.
 
   

Nenhum comentário: