quarta-feira, 10 de junho de 2015

Fórum da UFPA em Cametá toma posição contra a redução da maioridade penal

   
  
O debate sobre a redução da maioridade penal ganha corpo em todo o país. No Pará, o deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA) participou na manhã de segunda-feira, 8, no campus da Tocantins/Cametá da Universidade Federal do Pará, do Fórum de Discussão sobre a Redução da Maioridade Penal, com mais de 300 pessoas presentes, entre os quais, representantes da Diocese de Cametá, de Câmaras Municipais, Secretarias Municipais, Universidades, Movimentos Sociais, estudantes de ensino superior e da educação básica, professores e a sociedade como um todo.
  
De acordo com o professor Doriedson Rodrigues, coordenador geral do Campus Universitário do Tocantins/Cametá da UFPA, os resultados foram muito positivos, pelo interesse despertado pelo tema, e pela tomada de posição do Fórum, que emitiu moção contra a redução da maioridade penal. Para o professor, a aprovação da redução da maioridade penal iria criminalizar a juventude brasileira, daí, "a necessidade de se opor a essa redução".
   

Jordy reafirmou seu posicionamento contrário à redução da maioridade penal de maneira irrestrita, admitindo que os crimes hediondos tenham um tratamento diferenciado. "A simplificação apenas da redução da maioridade penal não resolve o problema da violência no Brasil", disse o parlamentar, que cita dados da ONU: "Apenas 0,013% dos crimes atribuídos a adolescentes foram contra a vida humana, significa que ampla maioria dos jovens cometem crimes patrimoniais. E a pena para esse tipo de crime pode ser aplicada sem que o acusado tenha de ser encaminhado para o sistema carcerário, que tem hoje 530 mil presos para 238 mil vagas”, disse Jordy.
  
Na mesa do Fórum, além do deputado, estavam o Dr. Venino Tourão Pantoja Junior, representando a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); o Dr. Ronaldo Marcos de Lima Araujo, da UFPA; o Dr. Gilmar Pereira da Silva, também da UFPA; o Dr Doriedson Rodrigues, da UFPA; o Dr. Fernando dos Anjos Pereira, Delegado de Polícia Civil; e a Dra. Érica Almeida de Sousa, promotora de Justiça de Cametá.
  
O evento foi organizado pela Promotoria de Justiça de Cametá, à frente a promotora Érica Almeida de Sousa; e a Coordenação do Campus Universitário do Tocantins/Cametá-UFPA, por meio de sua Coordenação de Extensão, assim como a Secretaria Municipal de Educação de Cametá.
  
Assessoria de Imprensa
  

Nenhum comentário: