quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Inesc e Unicef lançam guia “Por um parlamento sem Racismo”

 
    
Brasília/DF - O deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA) participou na manhã desta quarta-feira (13) na Câmara Federal, do lançamento da publicação “Por um Parlamento sem Racismo – Guia para parlamentares sobre a promoção da Igualdade Racial”, promovido pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela Frente Parlamentar Mista pela Igualdade Racial.
  
O guia faz parte da campanha “Por uma infância sem racismo”, liderada pelo Unicef desde 2010 e objetiva fornecer informações úteis para os parlamentares e suas assessorias, com relação ao reconhecimento da desigualdade racial, da existência do racismo nas relações sociais no Brasil e dos marcos normativos vigentes voltados para a sua superação. Visa ainda contribuir para mudanças de atitude necessárias para construção de um parlamento sem racismo e a execução de políticas públicas que garantam efetivamente os direitos humanos, devidamente comprometidas com o enfrentamento às distintas faces das desigualdades: cor, gênero, etnia, geração, território e renda.
   
Para Arnaldo Jordy a iniciativa deve ampliar o debate, de forma que preconceito arraigado na sociedade seja superado, apesar dos reconhecidos avanços dos últimos anos contra a discriminação racial. O parlamentar citou que nas investigações da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga o tráfico humano no país, da qual é presidente, “não há registros de vítimas que sejam brancas e ricas", salientando o abismo da proteção social entre as classes, ainda observada no país.
   
Jordy afirmou ainda o desejo de promover ainda este mês, o lançamento do guia no Pará, através do Grupo de Estudos Afro Amazônico da Universidade Federal do Pará – GEAM. O Estado é a unidade da federação com o maior número de pessoas que se autodeclararam pretas (7,2%) ou pardas (69,5%) no Brasil, de acordo com estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE em parceria com a Secretaria de Políticas de Promoção e Igualdade Racial.
 
  
Assessoria de Comunicação
Gabinete Dep. Arnaldo Jordy
(61) 3215-1376 / 8276-7807
 
    

Nenhum comentário: