quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Juiz suspeito de envolvimento em adoções ilegais na BA depõe em CPI

 

A denúncia foi feita pelo Fantástico no dia 14 de outubro. Os filhos de Gerôncio e Silvânia foram dados para quatro casais de São Paulo. Foi tudo feito com muita rapidez no fórum da cidade.
 
Do Jornal Nacional
 
O juiz suspeito de envolvimento em processos ilegais de adoção no interior da Bahia prestou depoimento na CPI do tráfico de pessoas.
 
O juiz Vitor Bizerra chegou ao plenário da CPI acompanhado por três advogados. O magistrado autorizou em tempo recorde a adoção de cinco crianças no município de Monte Santo, interior da Bahia. A denúncia foi feita pelo Fantástico no dia 14 de outubro.
 
Os filhos de Gerôncio e Silvânia foram dados para quatro casais de São Paulo. Foi tudo feito com muita rapidez no fórum da cidade. Famílias paulistas chegaram em um dia, foram ouvidas pelo juiz e, no dia seguinte, voltaram para São Paulo levando as crianças. Os pais biológicos e a promotoria de Justiça não estavam na audiência, o que é exigido por lei.
 
O juiz Vitor Bizerra se defendeu da acusação de ilegalidade na adoção das cinco crianças em Monte Santo. Ele disse que todas as atitudes que tomou no caso foram baseadas em relatórios feitos pelo Conselho Tutelar da região. Segundo o juiz, os documentos afirmavam que as crianças viviam em situação de risco. “Seu Gerôncio é alcoólatra e a genitora também fazia uso de bebidas alcoólicas”, declarou ele.
 
Os moradores da cidade disseram ao Fantástico que as crianças eram bem tratadas, e a equipe do programa não percebeu nenhum sinal de embriaguez ou cheiro de álcool quando esteve com o pai das crianças.
 
O juiz também disse que o processo começou em 2010 e que não houve decisão em 24 horas; que os pais foram convocados várias vezes e não compareceram; que nunca se negou a dar entrevista. Mas ele foi procurado várias vezes. Quando o repórter tentou marcar entrevista pelo telefone, ele respondeu que não.
 
O presidente da CPI disse que a comissão vai continuar investigando o caso, e determinou que a mulher apontada pela reportagem como intermediária das adoções, Carmem Topschall, seja conduzida à comissão para prestar depoimento.
   
“Nós já pedimos inclusive a prisão preventiva, coercitiva desta Carmem ao juiz. Pelo que eu sei, ontem já foi acolhido esse nosso pedido de prisão preventiva, e eu espero que o mais rápido possível a Polícia Federal possa prendê-la para que traga aqui à CPI, para que a gente possa fazer os esclarecimentos e desbaratar esta rede criminosa que aparentemente é muito poderosa no estado da Bahia”, afirmou o deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA), presidente da CPI.
 
O advogado dos pais biológicos das crianças, Maurício Freire, disse que afirmações do juiz Vitor Bizerra na CPI sobre à família não estão nos autos dos processos de adoção. O conselho tutelar de Monte Santo, na Bahia, declarou que não concorda com a perda da guarda das crianças pelos pais e que nunca indicou ou sugeriu a entrega delas para adoção.
  
 

Nenhum comentário: