quarta-feira, 29 de junho de 2011

Grupo de Trabalho pretende verificar situação dos hospitais no país


Representantes da classe médica nacional estiveram reunidos nesta terça-feira (29) com o deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA), vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara Federal, no qual solicitaram apoio do parlamentar para integração da Comissão em um grupo de trabalho que terá como objetivo o levantamento da situação dos hospitais brasileiros, especialmente dos hospitais de urgências médicas do Sistema Único de Saúde e da excessiva mortalidade ocorrida no interior dos mesmos. De cada dez brasileiros, oito dependem do Sistema Único de Saúde.

Aloísio Tibiriçá Miranda, 2o. Vice-Presidente do Conselho Federal de Medicina - CFM, Waldir Araújo Cardoso, Secretário Comunicação da Federação Nacional de Médicos – Fenam e o consultor da CFM/AMB, Napoleão Puente de Salles, relataram durante a reunião que, segundo estudo realizado no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) em 2007 existiam 5.193 hospitais gerais, dos quais 534 são pronto-socorros gerais, 1.234 hospitais especializados e 133 pronto-socorros especializados, correspondendo a 4,4% dos estabelecimentos de saúde do Brasil.

Uma análise recente Vecina Neto, em estudo realizado em 2007, revelou que a crescente faixa da população brasileira acima de 65 anos demanda quatro vezes mais internações que a média da população. Ainda a Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio realizada pelo IBGE em 2003, apontou que 12,3 milhões de brasileiros tiveram uma ou mais internações no período de um ano. O grupo de trabalho já possui um cronograma para que sejam visitados ao menos 2 hospitais por região.

Além dos órgãos representados na reunião, devem ser convidadas para o Grupo de Trabalho outras entidades da sociedade civil, como OAB, Ministério Público, Associação Nacional dos Médicos brasileiros, Conselhos Federal de Medicina e de Enfermagem, visando efetuar um retrato idôneo dos hospitais de urgência no Brasil e juntos proporem políticas públicas de melhoria para a área de saúde no Brasil, segundo afirmou Aloísio Miranda.

O requerimento para que a CDHM, componha o grupo será apresentada na próxima reunião e para o Arnaldo Jordy, é de suma importância que este retrato da saúde nacional seja feito, revelando como os impostos estão sendo empregados pelas autoridades na saúde da população, cujo setor é alvo constante de tristes reportagens na imprensa.

Assessoria de Comunicação
Gabinete Dep. Arnaldo Jordy
(61) 3215-1376 / 8276-7807

Nenhum comentário: