quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Questionado por Jordy, ex-presidente do BNDES diz não haver seletividade na concessão de financiamentos

    
Do Portal PPS
  
O ex-presidente do BNDES, Eleazar de Carvalho Filho, disse nesta quinta-feira que não vê seletividade, a partir de interferências políticas, na aprovação de empréstimos concedidos pela instituição a grupos empresariais na gestão do PT. A resposta ocorreu após questionamento do deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA). O parlamentar, durante depoimento de Carvalho à CPI do BNDES, quis saber se o ex-dirigente acreditava ter havido alguma orientação por parte do Palácio do Planalto para quem o banco deveria emprestar e o montante a ser destinado.
   
“O senhor já viu alguma interferência para conceder a certas empresas e quanto emprestar? Há seletividade neste processo?”, indagou o deputado do PPS.
  
Jordy também perguntou se o BNDES tem instrumentos para identificar e barrar financiamentos para empreendimentos que sejam alvos de superfaturamento de recursos públicos. “O senhor acha que o banco passou batido no caso de Belo Monte?”, perguntou o deputado do PPS.
   
Em delação na Operação Lava Jato, o presidente da Camargo Correa, Dalton Avancini, revelou que a empreiteira se comprometeu a pagar ao PMDB propina correspondente a R$ 20 milhões para atuar na construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará. O empreendimento federal, previsto para ser concluído em janeiro de 2019, tem um investimento estimado em R$ 28,9 bilhões.
  
O ex-presidente do BNDES respondeu que o que define a concessão de um empréstimo pela instituição financeira é a capacidade de o empreendedor honrar a dívida contraída. E afirmou que o banco tem forma de acompanhamento de projetos que tenham alguma irregularidade, mas não quis comentar os casos específicos mencionados por Jordy.
   

Nenhum comentário: