sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Jordy: Depoimento de dono de frigorífico falido derruba propaganda que BNDES faz em CPI

 
 
Do Portal PPS
   
Para o deputado federal Arnaldo Jordy (PPS/PA), caiu por terra toda a propaganda feita pelo BNDES após o depoimento dado, nesta quinta-feira (24), pelo dono do frigorífico Independência - empresa que entrou com pedido de recuperação judicial meses após o BNDES comprar, em 2008, quase um terço de suas ações. 
  
Roberto Graziano Russo foi convocado a prestar esclarecimentos na CPI que investiga irregularidades na concessão de empréstimos pelo banco de fomento. Em um dos momentos da oitiva, o empresário disse que não é negócio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social ficar comprando ações de frigoríficos, apesar de sua empresa ter se beneficiado de um aporte de R$ 250 milhões do BNDESPar – braço do BNDES - por meio de oferta de papéis da companhia.
   
“Este caso é uma expressão evidente que todo o mundo fantasioso que o BNDES vem propagandeando nesta CPI começa a se desnudar. Tudo aquilo que ouvimos de diretores do banco sobre garantias, da expertise, tudo isto, a priori falece agora. O exemplo da sua empresa é a negação de toda a propaganda que o banco tenta nos passar aqui”, observou o deputado do PPS.
  
Jordy lembrou ainda de uma afirmação dada, na CPI, pelo diretor Industrial, de Capital Empreendedor e de Mercado de Capitais do BNDES, Júlio Cesar Maciel Ramundo. O executivo, de acordo com o parlamentar, disse que ajustes contábeis foram feitos após análise pela instituição financeira no balanço do frigorífico Independência, o que, na avaliação dele, dificultou a detecção de vulnerabilidades na situação financeira da empresa de carnes.
  
O dono da empresa de carnes negou que tivesse havido alteração na contabilidade da empresa. Jordy então perguntou a Russo se ele se disporia a participar de uma acareação com o diretor Ramundo. O depoente respondeu que sim.
  
  
Foto: Robson Gonçalves
  
  

Nenhum comentário: