segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Jordy participa com garimpeiros de assembleia em Serra Pelada

  
 
O deputado federal Arnaldo Jordy (PPS/PA) participou no domingo, 27, da assembleia de mais de 3 mil trabalhadores que fazem parte da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp), na sede da entidade, que fica dentro da área do garimpo, no município de Curionópolis. Na ocasião, foi aprovada a assinatura de contrato com a empresa Miyabras - Mineração Yamato do Brasil, para pesquisa e exploração do material secundário da mina, que são os rejeitos da garimpagem realizada nos anos 80 e 90 e que ainda contém ouro. 
   
Com isso, os garimpeiros voltarão a ter uma fonte de renda, já que a atividade garimpeira está suspensa desde 1992, e o contrato anterior de exploração mecanizada da mina, com a empresa canadense Colossus, foi interrompido por descumprimento do contrato pela empresa, conforme denunciado na ocasião por Jordy. A Colossus abandonou Serra Pelada e os garimpeiros, agora, podem celebrar outro contrato, desta vez com a Miyabras.
   
Jordy foi ovacionado pelos garimpeiros ao denunciar desmandos cometidos por diretorias anteriores da Coomigasp. O deputado destacou a importância da recuperação da credibilidade da entidade, o que permitiu a assinatura do contrato com a Miyabras, como queriam os garimpeiros. Para Jordy, esta nova fase da Coomigasp, e o novo contrato de pesquisa, demonstram a recuperação da confiança e da estabilidade na cooperativa. "É um símbolo muito importante essa assembleia e a aprovação desse contrato, que mostra a importância de tudo o que foi feito pelo mandato", disse Jordy, que foi muito aplaudido pelos garimpeiros.
   
Participaram da assembleia o atual presidente da Coomigasp, Edinaldo de Aguiar, o advogado Yuri Jordy, a diretoria da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), e os comandos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. 
   
De acordo com reportagem da Folha de S. Paulo, publicada a 30 de agosto deste ano, a Miyabras representa a nova esperança para milhares de garimpeiros de Serra Pelada de retomar a exploração do ouro que ainda resta no local, mas que só pode ser extraído por meios mecanizados. Eles querem retirar 23 toneladas de minério, incluindo ouro, que estão em pilhas de terra em volta do antigo garimpo. Pela proposta, a empresa fica com 49% dos minerais, enquanto a cooperativa fica com 51%. Para isso, eles vão criar uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) nos próximos meses.
    
    
Por: Assessoria Parlamentar
  
  

Nenhum comentário: