quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Na Bahia, Jordy garante que CPI proporá modernização da legislação sobre tráfico de pessoas

 
Do Portal PPS
Por William Passos
  
 
Salvador/BA - Em encontro com promotores de Justiça do estado da Bahia, o presidente da CPI do Tráfico de Pessoas da Câmara, deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA), afirmou que a comissão vai propor uma série de ajustes e mudanças na legislação atual para coibir e dificultar o tráfico humano no país.
 
Foi durante encontro ocorrido no Ministério Público baiano, na manhã desta quinta-feira (21). A reunião, que antecede uma audiência pública a ser realizada também no auditório da instituição, serviu para a CPI trocar informações com promotores que atuam na investigação do caso das adoções irregulares de crianças registradas no município de Monte Santo, que fica a 370 Km de Salvador.
 
Promotores que acompanharam de perto situação informaram aos integrantes da comissão que estão atuando na análise de dados bancários, fiscal e telefônico da senhora Carmen Topschall, suspeita de intermediar a transferências de crianças de Monte Santo para o Sudeste do país.
 
“Tenham a total certeza que esta CPI fará o que for preciso: mexer nos Códigos Penal, de Processo Penal, na Lei de Imigração ou no Estatuto da Criança e Adolescentes para mudar este quadro trágico e real do tráfico de pessoas no Brasil”, disse Jordy.
 
Para alguns membros da Comissão, há muito ainda o que se investigar em relação a Carmen Topschall. Perguntado se a CPI se limitava a investigar se há ganhos financeiros por parte da agenciadora nas adoções de menores, o vice-presidente da Comissão, Luiz Couto (PT/PB), respondeu que não.
 
“Para nós se houver o desrespeito ao cadastro nacional de adoção, o que ficou evidente, configura-se uma ilegalidade e, por isso, vamos aprofundar nossa apuração neste caso de Monte Santo”, acrescentou Couto.
 
Neste momento, deputados integrantes da CPI, autoridades estaduais e federais participam de uma sessão pública que ocorre no auditório do Ministério Pública da Bahia, onde também ouvirão Carmen Topschall.
 
 

Nenhum comentário: