quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

CPI pedirá convocação de acusados de tráfico de jovens catarinenses para o Pará

  
Do Portal PPS
 
O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara que investiga o tráfico de pessoas, deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA), informou nesta quinta-feira (14) que pedirá a convocação de dois homens presos durante operação das polícias Militar e Civil que libertou entre 12 e 15 jovens de um prostíbulo em Altamira, no Pará.

Entre as mulheres, mantidas em cárcere privado, estavam cinco catarinenses que foram recrutadas em seu estado de origem, sob a promessa de ganhos altos para trabalharem em uma boate. O prostíbulo fica próximo ao canteiro de obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte – empreendimento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
 
De acordo com o Conselho Tutelar local, as meninas eram obrigadas a se prostituir e muitas chegaram ao local já devendo R$ 3 mil reais. “Este é mais um exemplo de que as quadrilhas especializadas neste tipo de crime não dão trégua. E, especificamente, no caso de Altamira, o tráfico humano, a prostituição, estavam bem próximos de um empreendimento do governo federal. Temos notícia do Conselho Tutelar de que o número de bordéis quadriplicou após a instalação deste canteiro de obras”, disse Arnaldo Jordy.
   
O parlamentar acrescentou que houve um aumento do fluxo migratório masculino para a região onde está sendo erguida a usina e que não houve planejamento para evitar, por exemplo, a proliferação do alcoolismo, do tráfico de drogas e da prostituição.

Convite

O presidente da CPI informou ainda que a comissão também apreciará um requerimento com convite às jovens libertadas em Altamira para que prestem esclarecimentos. O objetivo, segundo Jordy, é colher e reunir informações que possam servir para que se aperfeiçoe a legislação em vigor.
 
Agenda
 
Na quinta e sexta-feira da próxima semana (dias 21 e 22), um grupo de membros da CPI do Tráfico de Pessoas viaja até a Bahia para realizar diligências e audiências públicas. Em Salvador, está preso um casal acusado de enviar mulheres para a prostituição na Espanha.
 
 

Nenhum comentário: