quinta-feira, 9 de agosto de 2012

CPI marca audiência discutir denúncias de tráfico de pessoas para Jirau

 
Do Portal PPS
Por
William Passos

A Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara que investiga o tráfico de pessoas realizará no próximo dia 21 de agosto audiência pública para ouvir os responsáveis pelo consórcio Energia Saudável do Brasil (ESBR) e pela construtora Camargo Corrêa para se manifestarem sobre as acusações de maus tratos e agenciamento de trabalhadores da hidrelétrica de Jirau, em construção no Rio Madeira, em Porto Velho (RO).
 
O presidente da CPI, deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA), autor dos requerimentos, quer que a comissão investigue as suspeitas do recrutamento ilegal de trabalhadores, principalmente no Nordeste do país, o que configuraria tráfico humano.
 
Segundo as denúncias que chegaram à comissão, pessoas que atuam como “gatos” estariam aliciando trabalhadores na região e cobrando deles percentuais para conseguirem emprego nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
  
Serão tomados os depoimentos de Luiz Carlos Martins, Diretor de Energia da Camargo Corrêa; e Victor Paranhos, que lidera o consórcio ESBR.
 
A CPI também vai apurar denúncias de tortura e coação supostamente sofridas por trabalhadores dentro do canteiro de obras das usinas hidrelétricas. Segundo trabalhadores que estiveram recentemente na Comissão de Direitos Humanos da Câmara, a violência envolveria até a Polícia Civil de Rondônia.
  
Para falar sobre estas supostas situações, os deputados convidaram o operário Raimundo Braga de Souza, a diretora do Instituto Migrações e Direitos Humanos, Irmã Rosita Milesi e o juiz Titular da 2ª Vara Criminal da Comarca de Porto Velho; Valdecir Castelar Citon.
 
A audiência será realizada na própria Câmara dos Deputados, a partir das 10 horas.
 
 

Nenhum comentário: