sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Agenda da Corrente 23 para o final de semana


Confira a agenda da Corrente 23 para este final de semana. Leia, compartilhe e participe !
 
 
SÁBADO - 01
 
Às 8h, caminhada no Comércio. Concentração na Av. Portugal, em frente ao Manolito.
 
Às 18h, o candidato faz caminhada no Conjunto Promorar. Concentração na rua da ASSD, Av. Norte, entre a antiga Estação Marex e Escola Renato Pinheiro. (Principal: Av. Júlio César).
  
 
DOMINGO - 02
 
Às 8h, Jordy faz caminhada em São Brás. Concentração atrás do Mercado de São Brás.
 
Carreata 23. Concentração às 9h na DOCA com Pedro Álvares Cabral.
  
 
SEGUNDA - 03
 
Jordy reune-se com representantes do segmento afro-religioso na sede da Federação de Ubanda do Pará, às 15h.
 
Grande Plenária da Coligação Belém Tem Jeito. Às 19h, na Casa de Show O Botequim.
 
 

CPI do tráfico de pessoas poderá investigar situação de jovens atletas

 
Da Agência Câmara 
 
A Comissão  Parlamentar de Inquérito que investiga o tráfico de pessoas no Brasil poderá criar um grupo governamental para acompanhar o destino de cada jovem atleta enviado para o exterior. A sugestão foi dada pela jornalista paraense Dayse Cristina Costa em audiência.
 
Em audiência pública a jornalista expôs informações sobre o tráfico de jovens no meio esportivo. Um dos casos relatados é o de dois jovens do Piauí que foram para os Emirados Árabes Unidos com a promessa de fecharem contrato com clubes de futebol, mas que acabaram abandonados no meio do processo e induzidos a se prostituírem.
   
Dayse afirmou também que 19 meninos do estado do Pará estão neste momento em clubes goianos prestes a serem enviados para o exterior.
 
Investigação
 
A jornalista pediu apoio para a sua investigação, pois atua com a ajuda de colaboradores. Segundo ela, é difícil provar o tráfico de jovens. "A atividade existe. Aparentemente é legal porque eles confirmam que os meninos são contratados e se você não tiver uma prova concreta, não for à pessoa certa, no lugar certo e na hora certa, passará despercebido e assim esse crime está indo cada vez mais longe”, relatou.
 
Para Dayse, é preciso que uma comissão fiscalize a questão. “Precisamos de uma investigação sobre o destino desses meninos, tanto dos contratos no Brasil quanto fora”, defendeu.
 
Aliciamento
 
O presidente da CPI, deputado Arnaldo Jordy (PPS-PA), explicou que os aliciados são enganados por supostos "olheiros". "Muitos jovens, principalmente da região amazônica, do Nordeste e do Centro-Oeste, são capturados por essa ideia sedutora da fama, do sucesso, da riqueza fácil, do glamour que geralmente ronda a imagem desses jogadores profissionais bem sucedidos no futebol brasileiro”, explicou. O parlamentar acrescenta, no entanto, que existem casos concretos para provar que muitos desses jovens são aliciados para fins de tráfico de pessoas.
 
A jornalista disse ainda que os casos de exploração e tráfico de pessoas são mais comuns no futebol, mas que também ocorrem na ginástica olímpica e grupos de danças folclóricas.
 
Projeto
 
Tramita na Câmara projeto de lei (PL 2081/11) que exige ensino médio completo dos menores de idade que são enviados para clubes de futebol no exterior. O autor do projeto é o deputado Darnlei de Deus Hinterholz (PSD-RS). Na opinião dele, o caso de sucesso do jogador Messi, que saiu da Argentina com 10 anos de idade, não é uma regra.
 
"Para cada um que vai para o esporte, quantos não saem sem o conhecimento ou sem que a gente possa fazer alguma coisa? Que é para outro destino que não é realmente o destino esportivo? Ou às vezes até é para que vá para algum clube, só que não dão certo, não têm o potencial para isso e acabam sendo largados, deixados. Principalmente fora do país", argumentou.
 
Os trabalhos da CPI sobre tráfico de pessoas no Brasil devem prosseguir até outubro.
  
 

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Agenda da Corrente 23 - Quinta-feira (30) e sexta-feira (31)

 
QUINTA-FEIRA - 30
 
Às 16h - Caminhada na comunidade Riacho Doce, no Guamá. Concentração no final da Rua Igarapé-Mirim, em frente à arena do Corujão.
 
A convite do Fórum de Cultura, o candidato participa de seminário sobre “A Implantação da Lei Valmir Bispo dos Santos e as Perspectivas para a Cultura em Belém”, às 18h. Local: Plenário da Câmara Municipal de Belém.
 
 
SEXTA-FEIRA - 31
 
Às 8h, Jordy faz caminhada na comunidade Pantanal. Concentração Rod. Transmangueirão com Chico Mendes (próximo ao IML)
 
Às 17h, o candidato realiza caminhada nas Malvinas, no bairro Sacramenta. Concentração na Av. Pedro Álvares Cabral com Júlio César, ao lado do Casota.
 
Às 19h, Jordy participa de evento sobre “Cidades Verdes, Eleições Limpas”, a convite da Fundação Verde Hebert Daniel. Local: Hotel Regente.
 
 
 

COMUNICADO - LUTO

 
A coligação “Belém Tem Jeito” (PPS, DEM e PV) lamenta informar que o pai do candidato à Prefeitura Municipal de Belém, deputado federal Arnaldo Jordy, o advogado Glairson Dias Figueiredo, morreu, no final da manhã desta quarta-feira, 29, aos 82 anos de idade, vítima de complicações decorrentes de uma cirurgia.
 
Dr. Glairson foi um advogado militante e conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Jordy faz uma pausa em sua campanha para velar e enterrar o pai e amigo de todas as horas.
 
 
 


terça-feira, 28 de agosto de 2012

Agenda de Jordy e da Corrente 23 para quarta-feira, 29

 
Às 8h, Jordy participa de caminhada no bairro do Curió, com concentração na Passagem Cruzeiro com Av. João Paulo II, próximo ao Utinga.
     
Às 16h, uma grande caminhada percorrerá o bairro do Telégrafo, tendo concentração inicial na Praça / Av. Pedro Álvaras Cabral com a Passagem Boca do Acre.
 
Compareça, participe ! Todos estão convidados !
 
 

Jordy firma compromisso de combate ao racismo e à intolerância religiosa

 
O Grupo de Estudos afro-amazônicos da UFPA debateu durante a tarde desta segunda-feira, 27, com o candidato à Prefeito de Belém pela Coligação “Belém tem Jeito” (PPS, PV e DEM), Arnaldo Jordy, uma pauta de inclusão para o segmento.
 
O debate que ocorreu na Casa Brasil-África localizada no Centro de Filosofia da Universidade do Pará, reuniu diversas pessoas como especialistas do assunto, representantes do movimento negro, professores e representantes da cultura afro-amazônica.
 
A pauta de reinvindicações que contém 23 propostas foi entregue à Jordy. O debate que ocorreu em clima cordial destacou estatísticas alarmantes do município. Ao comentar sobre a necessidade de políticas sociais para combater a realidade, Arnaldo Jordy, exaltou a importância de políticas específicas de combate ao racismo e à intolerância às culturas afro-amazônicas: “É preciso estruturar investimentos que possam combater os trágicos indicadores sociais de Belém, que de forma direta atingem os negros fomentando o racismo. O reconhecimento dos terreiros de religiões afro-amazônicas como entidades de utilidade pública também são ações que podem contribuir no combate à intolerância religiosa” – declarou.
  
Dentre as reivindicações, Jordy elencou algumas metas prioritárias firmando o compromisso de promover e fomentar a igualdade racial e social no município. A revitalização do engenho do Murucutu, que como Jordy assinalou, seria um “resgate histórico”, a realização de campanhas publicitárias de combate ao racismo e o reconhecimento dos Terreiros de religiões afro-amazônicas, estão dentre as prioridades.
      



 
 

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Agenda da Corrente 23 para terça-feira (28)

 
 
Confira a agenda do candidato Arnaldo Jordy para esta terça-feira, 28.
 
Pela manhã, Jordy cumpre agenda do mandato de deputado federal, em seu escritório político;
 
À tarde, o candidato grava programa eleitoral;
 
Às 18h, Jordy faz caminhada no Conjunto Império Amazônico. Concentração em frente ao Conjunto, na Av. Almirante Barroso com CESUPA.
 
   
 

Carreata da Vitória: é 23 nas ruas de Belém !

   
Neste domingo, 26, a carreata da vitória saiu às ruas de Belém.
 
Com saída da Doca de Souza Franco, Arnaldo Jordy, o candidato à Prefeitura pela Coligação “Belém tem Jeito” (PPS, PV e DEM), percorreu as ruas da cidade em clima de festa. Com um trajeto de 12,5 km de extensão a carreta passou por bairros como Reduto, Telégrafo, Sacramenta, Pedreira, Marco, Fátima, Umarizal, Cremação, Batista Campos, Campina e Nazaré.
 
Com adesão maciça à campanha 23 foram diversas as demonstrações de apoio e carinho. Nas residências, os moradores acenavam, nas ruas os cumprimentos impulsionavam à vitória: “Dá-lhe Jordy!” – gritou o pedestre Armando Barros, morador do bairro da Cremação, que declarou votar em Jordy por acompanhar sua história política.
  
Ao passar pela Feira do Barreiro, Jordy agradeceu o apoio dos feirantes. “Este é o Prefeito Ficha Limpa!” – gritavam os populares. A carreata da Coligação “Belém tem Jeito”, distribuiu material de campanha e conquistou vários adeptos ao longo do percurso. Arnaldo Jordy, que se encontrava encima do trio, viu sua biografia reconhecida por onde passou: “Voto em Jordy porque é um homem honesto, defendeu nossas crianças na CPI da Pedofilia, precisamos de um homem de coragem como ele na Prefeitura de Belém”. – declarou a Dona de Casa, Marília Costa, moradora do bairro Batista Campos.
  
Ao som dos “jingles” que empolgavam a quem passava nas ruas, a carreata 23 que contou com cerca de 500 carros encerrou na frente do comitê central localizado no início da Avenida Nazaré.
 





 
 

sábado, 25 de agosto de 2012

Agenda de Jordy para domingo (25) e segunda-feira (26)

 
DOMINGO (25)
   
Às 8h, o candidato visita a Feira da 25 de Setembro.
   
Às 9h, a coligação Belém Tem Jeito faz carreata. Saída na Doca de Souza Franco.
   
SEGUNDA (26)   
 
Às 12h, concede entrevista ao Jornal do SBT.
  
15h, o candidato visita a Casa Brasil-África da UFPA e reuni-se com o grupo de estudo afro-amazônico para debater política de inclusão dos segmentos negro e afro-religioso.
  

Jordy caminha no bairro da Marambaia e Feira do Entroncamento

 
Mais uma vez olhando no olho da população, Arnaldo Jordy, candidato à Prefeitura de Belém pela Coligação “Belém tem Jeito” (PPS, PV e DEM), saiu às ruas na manhã deste sábado, 25.
 
A caminhada que começou na Av. Dalva, no bairro da Marambaia, seguiu pela Rua Capitão Braga, até chegar à feira do Entroncamento. Conversando com os moradores Jordy mais uma vez recebeu o carinho da comunidade.
  
Entre os comerciantes, Jordy ouviu as principais reivindicações e divulgou suas propostas. “Belém precisa de um Mercado Municipal, organizar os feirantes num local digno valorizando a atividade de cada um”. – argumentou Jordy.
 
Com muitas dedicações de apoio, o candidato da Coligação “Belém tem Jeito” segue se fortalecendo a cada dia nas ruas de Belém. “Esse aí é conhecido do povão, conhecemos sua história política, bora fazer Belém crescer Jordy!” – gritou Mário Duarte, feirante.
 






 

Jordy recebe o apoio do bairro do Jurunas

 
Morador do bairro do Jurunas há cerca de 30 anos, foi com muito carinho que Arnaldo Jordy foi recebido pela comunidade jurunense.
  
Jordy iniciou a caminhada na Avenida Fernando Guilhon e por onde passou recebeu o apoio dos moradores e comerciantes. Na Rua Onório José dos Santos, o candidato a prefeito da Coligação “Belém tem Jeito” (PPS, PV e DEM) conversou com os taxistas.
 
Dentre as conquistas de Arnaldo Jordy na comunidade, somam-se a luta pela cultura, por moradia na área da Monte Alegre e para impedir que a sede da Sociedade Esportiva e Beneficente Imperial fosse leiloada. “Vou votar em Jordy porque é um homem sério e luta pela gente” – declarou Dona Cláudia. 
  
Jordy visitou o Centro Comunitário Paulo Roberto, fundado em 1972, e lá também expôs suas propostas para dar jeito em Belém recebendo o apoio da entidade.
 
A caminhada que foi realizada em clima de festa, seguiu pela Rua Dr. Veiga, Tabatinga, Carlos de Carvalho, Dr. Brito, Passagem Paulo Roberto, Tv. Bom Jardim, Timbiras e foi encerrada na frente da sede da escola de samba Rancho Não Posso me Amofiná.
   






 
 
 

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Agenda do candidato Arnaldo Jordy para sexta (24) e sábado (25)

 
Confira a agenda do Candidato da Coligação Belém Tem Jeito, Arnaldo Jordy para os próximo dias. Acompanhe e faça parte da Corrente 23 !
 
 
SEXTA-FEIRA - 24
 
A partir de 8h, caminhada na Passagem Fé em Deus – Tenoné. Concentração na esquina da Ps. Fé em Deus com Rod. Augusto Montenegro.
 
Caminhada no Jurunas, a partir das 16h. Concentração na Rua Fernando Guilhon com Roberto Camelier.
    
A convite, 19h30, Jordy participa da posse da nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Supermercados. Local: Tv. Castelo Branco, 493, entre José Malcher e Boaventura da Silva.
  
 
SÁBADO - 25
 
Caminhada no bairro Marambaia, a partir das 8h. Concentração na Av. Dalva com Rua Capitão Braga, ao lado da escola Cornélio de Barros.
­
 
Caminhada no Conjunto Satélite a partir das 16h. Concentração em frente à Igreja Nossa Senhora do Bom Remédio (Conj. Satélite, Travessa SN4 com WE8)
   
O candidato participa de Plenária no distrito de Icoaraci. Local: Clube Pinheirense, na Rua Manoel Barata, esquina com Tv. Lopo de Castro.
 
    

 

A pedido de Jordy, CPI ouvirá responsável por ONG Mães da Sé


Do Portal PPS
Po
William Passos
 
A Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara que investiga o tráfico de pessoas aprovou nesta terça-feira (21) requerimento, de autoria do deputado Arnaldo Jordy (PPS-PA), para ouvir o depoimento de Ivanise Esperidião da Silva Santos. Ela comanda a Associação Brasileira de Busca e Defesa a Crianças Desaparecidas (ABCD), que atua em cooperação com as autoridades do país, auxiliando na busca de pessoas desaparecidas.
   
A ONG – também conhecida como Mães da Sé – dá ainda o apoio às famílias, que lutam para encontrar seus entes desaparecidos.
   
Jordy, que preside a CPI, disse que o interesse do colegiado é conhecer em detalhes a relação entre os sumiços e os casos de exploração sexual de menores.
  
“Já sabemos que muitos dos desaparecimentos foram provocados por quadrilhas e pessoas que querem explorar crianças e adolescentes. Como a ONG tem conseguido êxito em algumas das suas empreitadas, podemos recolher subsídios que ajudem a CPI a traçar um paralelo e saber como agem os criminosos”, justificou o parlamentar.
 
Os números são preocupantes: 23 pessoas desaparecem a cada hora no Brasil. E a associação “Mães da Sé” é uma forte aliada das famílias, já que muitas vezes os parentes são acometidos de uma certa paralisia em função de alguns fatores, a maioria emocionais.
 
Em pouco mais de 7 anos de existência, a ABCD já cadastrou mais de 5.000 casos de pessoas desaparecidas em todo o Brasil. Desse montante, cerca de 15%, ou 762 casos, foram solucionados.
A CPI ainda não marcou a data do depoimento de Ivanise Santos.
 
 

Jordy faz caminhada no bairro da Condor

 
Na manhã desta quinta-feira, 23, a concentração da caminhada da Coligação “Belém tem Jeito” (PPS, PV e DEM) foi no Porto da Palha, bairro da Condor.
  
Jordy conversou com os feirantes e expôs suas propostas. “Tenho um projeto para organizar esta feira, um entreposto comercial tão importante que fomenta as atividades nas ilhas não pode ficar abandonado”.
 
Com várias demonstrações de apoio Jordy cresce com o fortalecimento de sua campanha nas ruas de Belém. “Voto Jordy, porque é o que está mais preparado para governar esta cidade”. – declarou Lilian Ferreira, moradora da Rua Padre Eutíquio.
   
Após percorrer a Rua Padre Eutíquio Jordy caminhou no canal da 9 de Janeiro ouvindo as   reivindicações dos moradores, onde as principais reivindicações são saneamento básico e segurança. 
 
A caminhada 23 que seguiu pela Passagem São Benedito, percorreu a Rua Orquídea finalizando no canal da 3 de Maio com a Passagem Bugarim. Confira as imagens:
 






 
 

Jordy recebe o apoio do Distrito do Guamá

 
A plenária do Distrito Administrativo do Guamá – DAGUA ocorrida nesta quarta-feira, 22, reuniu entorno de 150 lideranças comunitárias.
 
Na sede da Associação Carnavalesca Bole Bole, o vice-prefeito da Coligação Belém tem Jeito (PPS, PV e DEM), Zé Francisco, abriu o debate que também contou com a presença de candidatos à vereança. Com um bom número de candidatos oriundos do Guamá, os discursos se deram no sentido de fortalecer uma corrente de representantes conhecedores das carências do bairro.
 
Zé Francisco, que é morador do Guamá estabeleceu uma meta: “Teremos 20 mil votos no bairro que contribuirão para Jordy ocupar a Prefeitura de Belém”. – concluiu.

E foi sob o som de uma calorosa salva de palmas que Jordy foi recebido na plenária. Durante seu discurso com a apresentação das prioridades de governo, relatou a perseguição que sofre por ter uma postura e uma biografia que não deixam espaços para “negociatas”. “Presidi a CPI da Pedofilia, enfrentamos pessoas que se achavam acima da lei, e até hoje tem gente me jurando vingança”.
 
Jordy, após agradecer o apoio pediu empenho na construção do projeto que promete dar jeito em Belém. “Temos realizado duas caminhadas por dia, cada um pode contribuir com esta luta sendo um multiplicador desta idéia”.

Ao final, material de campanha foi distribuído e as lideranças dialogaram com Jordy as demandas prioritárias do Distrito. Confira as imagens da caminhada:

 

 
 
 

Conjunto Radional é 23!

 
Em ritmo de festa a Radional I e II recebeu Jordy na tarde desta quarta-feira, 22.
 
Jordy que percorreu as ruas do conjunto conversando com os moradores fez uma parada na caótica Unidade de Saúde da comunidade, onde diversas pessoas vieram ao seu encontro para relatar as dificuldades. “Estamos carentes de tudo, faltam médicos e medicamentos, é preciso mais respeito com a população mais pobre” – desabafou Dona Regina, moradora da Radional II.
 
Jordy que discursou em frente da Unidade apresentou suas propostas para tirar a saúde de Belém da UTI. “Nossa meta é fazer com que as unidades tenham pleno funcionamento com médicos e remédios disponíveis para a população, temos que atuar também na medicina preventiva, dobraremos já no primeiro ano de governo a cobertura do Programa Saúde da Família”.
  
A caminhada 23 que contou com a presença de candidatos à vereança pela Coligação Belém tem Jeito (PPS, PV e DEM) foi um sucesso, com diversas demonstrações de apoio e carinho. “Jordy chegou sua vez, só você para dar jeito em Belém!” – gritou uma moradora.
A presidente da Associação de Moradores da Radional, Joana D´Arc, também acompanhou a caminhada.
 
  

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Agenda do Candidato Arnaldo Jordy - Quinta-feira (23)

    
Nesta quinta-feira. às 8h, Arnaldo Jordy faz caminhada no bairro Cremação, com concentração na Tv. Padre Eutiquio com Av. Alcindo Cacela, em frente ao Lapinha.
 
Às 19h, o candidato concederá entrevista ao vivo no Jornal Liberal 2ª Edição.
  
Logo a seguir, às 20h, Jordy participa de Plenária no distrito de Outeiro - DAOUT. Local: Barracão do Paulo, no final da linha das vans da Brasília.
 
 

Jordy defende tipificação do crime de tráfico de pessoas

 
Da Agência Câmara
 
O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Tráfico de Pessoas no Brasil, deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA), afirmou, nesta terça-feira (21), que a tipificação penal desse crime deverá ser sugerida pelo colegiado.

Atualmente, o Código Penal (Decreto-lei 2.848/40) prevê apenas o crime de tráfico de pessoas para fins de prostituição ou exploração sexual. “Precisamos urgentemente corrigir essas vulnerabilidades da legislação brasileira”, disse o parlamentar. “Hoje, se a exploração sexual não se consumar não podemos aplicar a pena.”
 
A declaração foi dada durante audiência pública para ouvir o dono da Dom Agency Model's, Benedito Aparecido Bastos, acusado de enviar uma modelo brasileira de 19 anos, da cidade de Conselheiro Lafaiete (MG), para Mumbai, na Índia, onde ela teria sido vítima de tráfico internacional de pessoas e submetida a assédio moral e sexual, além de cárcere privado e servidão por dívida.
 
Fins sexuais
 
De acordo com o procurador regional dos Direitos do Cidadão, da Procuradoria da República em São Paulo, Jefferson Aparecido Dias, a exigência do fim sexual é um problema da legislação brasileira. “A mulher tem de admitir que foi traficada para fins sexuais porque, se for para trabalho forçado, não será crime”, disse o procurador. Ele é o responsável pela denúncia contra a Dom Agency e a Raquel Management, que enviou duas modelos, irmãs de 15 e de 19 anos, de São José do Rio Preto (SP) também para Mumbai.
 
Segundo Jefferson Dias, o Ministério Público Federal tem buscado suprir a ausência da lei com a qualificação de outros crimes. “Temos de fazer uma ginástica para criminalizar, e isso tende a aumentar”, lamentou.
 
O caso ocorreu no final de 2010. As jovens foram resgatadas e conseguiram voltar ao Brasil em 26 de dezembro do mesmo ano, com o auxílio do consulado, que arcou com os custos da viagem. A Justiça apresentou uma liminar para que as agências parem de enviar modelos ao exterior, além de indenizar as jovens, por danos morais, e o governo, pelos gastos com as passagens de volta ao Brasil.
 
Absolvida pela PF
 
Benedito Bastos se defendeu e disse que a agência foi absolvida pela Polícia Federal (PF): “A Dom não enviou, não envia e não enviará modelos para o tráfico internacional de pessoas.” Segundo ele, a agência é séria e está regularizada há mais de 11 anos, com CNPJ e endereço fixo em Passos, no interior de Minas Gerais.
 
Em 12 de junho, a subprocuradora-geral da República Ela Wiecko de Castilho explicou, em audiência na Câmara, que existe uma lacuna no Código Penal em relação ao Protocolo para a Prevenção, Repressão e Punição do Tráfico de Pessoas, especialmente Mulheres e Crianças, Adicional à Convenção do Crime Organizado Transnacional (Convenção de Palermo).
 
Segundo ela, essa lacuna seria a falta de definição como crime autônomo das condutas de recrutar, transportar, transferir, alojar e receber pessoas para fins de exploração laboral, de redução à condição análoga à de escravo e também para a remoção de órgãos.
 
Arnaldo Jordy afirmou que, na próxima reunião, a CPI deverá quebrar os sigilos fiscal, telefônico e bancário das agências, para esclarecer as respostas “lacônicas e imprecisas” sobre os contratos de trabalho com as modelos, dadas por Benedito Bastos. O presidente da comissão informou ainda que o colegiado também deverá ouvir, em audiência pública, a dona da outra agência, Raquel Felipe, e algumas das modelos.
 
 

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Agenda do Candidato Arnaldo Jordy - Quarta-feira (22)

     
Nesta quarta-feita (22) o candidato Arnaldo Jordy faz caminhada, às 8h, na comunidade Gabriele, no bairro Parque Guajará - distrito de Icoaraci. Concentração em frente a empresa Polimix - Rod. Augusto Montenegro, km 11, Alameda das Palmeiras.
 
Durante o período da tarde, o candidato faz caminhada no Conjunto Radional I, no bairro Condor, a partir das 16h. Concentração em frente à CTBEL - Av. Bernardo Saião próximo a rua Roberto Camelier.
 
À noite, Jordy participa de Plenária no Distrito Administrativo do Guamá - DAGUA. Local: Sede do Bole-Bole - Rua Pedreirinha, entre José Bonifácio e Barão de Mamoré.
 
 

Plenária no DABEN: Jordy recebe as demandas do distrito

 
O candidato da Coligação Belém tem Jeito, Arnaldo Jordy, realizou nesta segunda-feira, 20, plenária com os moradores do Panorama XXI, Carmelândia, Paulo Fonteles, Natália Lins e Cabanagem.
  
A plenária ocorrida no salão de recepção Big MAMAS no conjunto Panorama XXI, reuniu lideranças comunitárias além de candidatos à vereança pela Coligação. Entorno de 100 pessoas estiveram presente no local, que foi palco da exposição das principais reivindicações no distrito.
 
Jordy ouviu os anseios das lideranças comunitárias que dentre as principais demandas exigiram compromisso com melhorias na saúde, segurança, saneamento, e atenção para a juventude.
Para keila Franco, moradora do bairro da Carmelândia desde o primeiro ano de fundação, segurança é prioridade. “Nós, moradores da Carmelândia temos uma árdua luta diária, já conquistamos o asfaltamento das vias por puro mérito da comunidade, destinamos apoio ao Jordy, porque conhecemos sua luta, tendo inclusive participado do processo de ocupação da área, quando vereador”.
 
Edson Faria, morador da Cabanagem, ressaltou a ociosidade da juventude nesta área, que padece sem nenhuma área de lazer, ponto cultural, ou quadra de esporte. “Já ouvimos várias promessas, como a “Praça do Jovem”, que alimentou um sonho que nunca se concretizou, precisamos ter respostas para estas demandas, um candidato que se diferencie, e por isso vamos de Jordy”.
 
Durante o discurso de Jordy, que agradeceu a presença de todos, o candidato da Coligação Belém tem Jeito, avaliou a corrupção como um dos principais obstáculos para a falta de avanços nas questões sociais levantadas pelos moradores. “Os problemas são muitos, a cidade está um caos, mas combatendo a corrupção dá para melhorar muita coisa, é preciso desinchar a máquina pública, o orçamento de Belém 57% é com pagamento de pessoal, apenas 9,2% é para investimentos. O povo precisa ter um controle, e para isso iremos criar mecanismos de transparência, como a Ouvidoria do Município”.
 
Na apresentação das propostas de governo, Jordy comentou que é preciso reduzir a metade o déficit da educação infantil, saúde é ponto prioritário. “Cerca de 600 mil pessoas em Belém dependem do SUS, investir em saneamento básico também é saúde, precisamos deixar de ser a primeira cidade do país com esgoto a céu aberto”.
 
Ao final, os candidatos a vereador da Coligação Belém tem Jeito continuaram o debate com os moradores.
 
 

Jordy assina compromisso com reivindicações da CUT-PA

 
A Central Única dos Trabalhadores (CUT-Pará) entregou nesta segunda, 20, uma plataforma de reivindicações dos trabalhadores do campo e da cidade aos candidatos que disputam o cargo executivo e legislativo.
 
O evento ocorrido na sede do Sindicato dos Urbanitários do Pará, contou com a participação do candidato da Coligação Belém tem Jeito, Jordy, que assinou publicamente o compromisso que direciona e representa reivindicações para áreas como saúde, assistência social, segurança pública, educação, infraestrutura e energia. Além de candidatos ao pleito executivo e legislativo, também participaram do evento o presidente da CUT-PA, Martinho Souza, a coordenadora de comunicação da CUT-PA, Vera Paoloni, e membros da diretoria do Sindicato dos Urbanitários, o presidente Ronaldo Romeiro, e o vice-presidente, Pedro Blois.

Na abertura, o presidente da CUT-PA, Martinho Souza, explicou que a plataforma é resultado de um ciclo de debates e reflexões, iniciado em 2005, para a conformação de uma estratégia mais articulada da CUT no enfrentamento dos grandes temas nacionais e do seu posicionamento diante da sociedade. Segundo ele, a central é protagonista no processo da democratização do Brasil. “Somos independentes, mas não somos indiferentes. Temos compromisso com o povo brasileiro”.

Para a diretora de comunicação da CUT-PA, Vera Paoloni, este é um momento privilegiado para cada eleitor expressar seus anseios através do voto. “Os eleitores devem interagir na disputa de projetos políticos de sociedade, consubstanciados nos programas de cada candidato” – argumentou.

Comentando sobre as questões emergenciais em Belém que precisam de atenção, Jordy, durante seu discurso parabenizou a central pelo registro público que busca a cumplicidade daqueles que irão exercer tais funções políticas. “Concordo e ratifico o compromisso com as questões apresentadas, em linhas gerais são pontos que fazem parte das prioridades do meu plano de governo”.

Na oportunidade, também foi lançado o Comitê Sindical da CUT-Pará. Atos semelhantes serão realizados nos municípios de Marabá e Santarém, além de outros municípios paraenses.
  
  

Operário que diz ter sido torturado nas obras de Jirau fala na CPI do Tráfico de Pessoas


   
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre o tráfico de pessoas no Brasil realizou nesta manhã (21) audiência pública para ouvir o operário Raimundo Braga de Souza, de 22 anos, que afirmou ter sido conduzido à obra da hidrelétrica de Jirau, em Rondônia, onde, inclusive, teria sido vítima de prisão e tortura.
 
Segundo o presidente da CPI, deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA), “muitos trabalhadores foram levados para as obras de Rondônia por empresas terceirizadas ou “gatos”, que são aquelas pessoas conhecidas por agir de má-fé, conduzindo centenas e até milhares de trabalhadores para situações em que passam a ser vítimas de exploração. No caso dos canteiros de obras das usinas hidroelétricas de Jirau e Santo Antônio, essa situação se tornou a regra”.
 
Raimundo Braga de Souza, operário da construtora Camargo Correa, disse na CPI que foi espancado dentro da obra da usina hidrelétrica de Jirau, em Rondônia, por conta da suposta participação em uma greve. Em março de 2011, o movimento grevista denunciou violação dos direitos humanos contra os trabalhadores de Jirau. Em meio a uma revolta, os funcionários incendiaram grande parte do canteiro de obras. Segundo Raimundo Braga, ele foi acusado por guardas da Força Nacional e por policiais militares de ter participado dos incêndios. O operário nega.
   
Raimundo relatou ainda ter sido espancado para delatar quem seriam os trabalhadores envolvidos na greve. Ele afirmou que ficou 54 dias preso em condições desumanas e acusa a Camargo Correa de tê-lo coagido a assinar uma demissão por justa causa. Raimundo disse que se recusou a assinar o documento.
   
O secretário de Segurança, Defesa e Cidadania de Rondônia, Marcelo Nascimento Bessa, negou na audiência que PMs tenham espancado o operário. Sobre o crime de incêndio, o secretário declarou que Raimundo foi absolvido por falta de provas, no entanto não soube afirmar acerca do paradeiro de 13 trabalhadores também envolvidos nos tumultos no canteiro da hidrelétrica, e que são considerados foragidos pela justiça.
 
De acordo com o deputado Arnaldo Jordy, a CPI tomará medidas a partir desta reunião, como solicitar à polícia federal que abra inquérito para investigar a questão dos “gatos” e dos operários que estão desaparecidos, e que a Defensoria Pública da União também acompanhe o processo destes trabalhadores. “Não é admissível que trabalhadores, em pleno século 21 e em obras que são vitrine e prioritárias para o governo federal, sejam vitimados em episódios como os relatados”, afirmou o parlamentar paraense.
 
Também participaram da audiência Luiz Carlos Martins, diretor de Energia da Camargo Corrêa, Ermógenes Jacinto de Souza, advogado responsável pelo acompanhamento dos processos de prisão dos operários e William Cesar, representante da CNBB em Rondônia.
 
 
Com informações da Agência Câmara
 
Assessoria de Comunicação
Gabinete Dep. Arnaldo Jordy
jordycamara23@gmail.com
(61) 3215-1376 / 8276-7807
 
 

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

CPI ouve empreiteiros de Jirau sobre denúncia de tráfico humano

 
Do Jornal do Brasil
 
A CPI da Câmara dos Deputados que investiga o tráfico de pessoas realizará, nesta terça-feira (21), audiência pública para ouvir os responsáveis do consórcio Energia Saudável do Brasil (ESBR) e da construtora Camargo Corrêa para se manifestarem sobre as acusações de maus tratos e o suposto agenciamento de trabalhadores para a usina hidrelétrica de Jirau, que está sendo erguida no Rio Madeira, em Porto Velho (RO).
 
O presidente da CPI, deputado Arnaldo Jordy (PPS-PA), autor dos requerimentos, quer que a comissão investigue as suspeitas do recrutamento ilegal de trabalhadores, principalmente no Nordeste do país, o que configuraria tráfico humano.
 
Segundo as denúncias que chegaram à comissão, pessoas que atuam como “gatos” estariam aliciando trabalhadores na região e cobrando deles percentuais para conseguirem emprego nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), dentre elas a de Jirau. Serão tomados os depoimentos de Luiz Carlos Martins, diretor de Energia da Camargo Corrêa; e Victor Paranhos, que lidera o consórcio ESBR.
 
A CPI também vai apurar denúncias de tortura e coação supostamente sofridas por trabalhadores dentro do canteiro de obras das usinas hidrelétricas. Segundo trabalhadores que estiveram recentemente na Comissão de Direitos Humanos da Câmara, a violência envolveria até a Polícia Civil de Rondônia.
 
Para falar sobre estas supostas situações, os deputados convidaram o operário Raimundo Braga de Souza, a diretora do Instituto Migrações e Direitos Humanos, Irmã Rosita Milesi e o juiz Titular da 2ª Vara Criminal da Comarca de Porto Velho; Valdecir Castelar Citon. A audiência será realizada no plenário 7 da Câmara dos Deputados, a partir das 10 horas.
   
 

Carreata 23 faz a festa da vitória no domingo

 
 
A carreata 23 demonstrou a sede da mudança. Ocorrida no domingo, 19, percorreu as ruas da cidade e por onde passava foram várias as demonstrações de apoio.
 
Agitando suas bandeiras, a coligação Belém tem Jeito mostrou que a vitória não está distante. Com saída no comitê central, no bairro de Nazaré, percorrendo o Jurunas, onde Jordy mora cerca de 30 anos, a carreata conquistou adeptos em todos os lugares, nas ruas e nas casas.
 
Ao subir no trio para discursar Jordy cumprimentou a feira do Guamá onde falou de suas propostas para fazer a cidade voltar a sorrir. Esta grande festa que foi a primeira carreata da vitória promete arrastar a cidade para votar 23 no dia 7 de outubro.
 
Confira mais imagens da carreata: