quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Corrupção na Casa da Moeda: Vice-líder da oposição pede rigor do MP na apuração do caso

 
Do Portal PPS
Por
Nadja Rocha
 
O vice-líder da oposição na Câmara, deputado federal Arnaldo Jordy (PPS/PA), pediu rigor e celeridade na apuração da  denúncia envolvendo recebimento de propina na Casa da Moeda. Para ele, é preciso que o Ministério Público e a Polícia Federal agilizem as investigações sob pena de perda de credibilidade do órgão, subordinado ao Ministério da Fazenda. "Esta denúncia é da maior gravidade. É preciso que o Ministério Público aja rapidamente para apurar este caso", afirmou Jordy.

As apurações já provocaram a demissão do presidente da Casa da Moeda,  Luiz Felipe Denucci. O servidor, que ocupava o cargo desde 2009 na cota do PTB, é acusado de receber propina de fornecedores da Casa da Moeda. Mas Arnaldo Jordy defende que as apurações devem ser aprofundadas. "Tudo indica que a instituição está sendo usada politicamente como duto de desvio de recursos públicos", disse.

De acordo com reportagem do jornal Folha de S. Paulo, o dinheiro proveniente da propina era desviado por meio de empresas (offshores) montadas nas Ilhas Virgens Britânicas, de propriedade de Denucci e de sua filha.

Nos três anos de gestão, segundo a reportagem, as empresas de Luiz Felipe Denucci teriam recebido U$ 25 milhões. As remessas seriam provenientes de pagamento de comissão feito por dois grandes fornecedores da Casa da Moeda. 

Para o vice-líder da oposição, a Casa da Moeda, antes uma instituição "respeitável", agora no governo Dilma Rousseff virou manchete nas páginas dos jornais. "É triste ver que a corrupção espalhada na Esplanada dos Ministérios agora possa corroer diretamente a Casa que fabrica a nossa moeda", criticou Arnaldo Jordy.
  
 

Nenhum comentário: