quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Conselheira da China visita Comissão de Direitos Humanos da Câmara


O deputado federal Arnaldo Jordy (PPS/PA), vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados, recebeu na manhã desta quinta-feira (9), na presidência da Comissão, a conselheira de assuntos parlamentares da Embaixada da China em Brasília, Wang  Qiaoyun. A vinda da conselheira à Câmara foi uma retribuição à missão que o deputado paraense realizou no mês de dezembro passado ao país oriental, a convite daquele governo.

Acompanhado do secretário da CDHM, Márcio Araújo, o deputado fez um relato da visita à China e apresentou o relatório de sua missão, ressaltando a acolhida e a cordialidade recebida dos anfitriões chineses. O parlamentar salientou como positiva o estreitamento das relações entre os dois países, tanto culturalmente, economicamente e na troca de experiências nos campos ambientais e de direitos humanos. "Temos consciências do esforço e das intenções dos chineses em avançar em temas internacionais relevantes, como direitos humanos e a proteção ambiental", afirmou o deputado paraense.

Para a conselheira da embaixada chinesa, o estreitamento das relações entre os dois países é benéfica a ambos. Ela informou que nos próximos dias o vice-ministro do Comércio da China estará no Brasil e que novos acordos poderão ser realizados, como por exemplo com a Huawei, segunda maior fabricante mundial de equipamentos de rede de tecnologia, que possui interesse no mercado brasileiro. A empresa manteve contato e foi visitada pelo deputado Jordy em sua estada na China, país que hoje possui 1,34 bilhões de habitantes e cuja economia cresce a taxa média de 10% ao ano.

Uma nova reunião entre a Comissão de Direitos Humanos e a embaixada chinesa deverá ocorrer no início de março, para novas conversações e troca de informações, pois os países possuem interesses comuns em áreas como mineração, energia, tecnologia, reflorestamento e sustentabilidade.

Assessoria de Comunicação
Gabinete Dep. Arnaldo Jordy
jordycamara23@gmail.com
(61) 3215-1376 / 8276-7807
   
 

Nenhum comentário: