quinta-feira, 6 de abril de 2017

Jordy demonstra preocupação com elevado número de crianças fora de creches e escolas

 
   
Do Portal PPS 
   
Da tribuna, o líder do PPS na Câmara, deputado Arnaldo Jordy (PA), registrou, nesta quinta-feira (6) os resultados da Pesquisa Nacional por Amostra em Domicílio (PNAD), do IBGE sobre a situação das crianças menores de 4 anos e o acesso a creches e escolas públicas em todo o País.
  
Divulgado na semana passada, o levantamento mostra dados “dramáticos”, segundo o parlamentar do PPS.
  
De acordo com a pesquisa, 74,4%, ou seja, 7,5 milhões de crianças de até 4 anos estão fora das creches do Brasil. Somente no Estado do Pará, há 413 mil crianças nesta situação, o que representa quase 90%. Os dados se referem ao ano de 2015.
  
“A cidade de Belém, mais uma vez, entra para esse número de estatística preocupante com quase 70 mil crianças fora das instituições públicas por falta de vagas. Esse é mais um dado que faz com que se repense esta que talvez seja a principal política pública do Brasil, que é a área do conhecimento, do saber, da cultura, da ciência, da pesquisa que, infelizmente, coloca o Brasil no 83º no ranking do IDEB mundial”, afirmou Jordy.
   
A Pnad 2015 estimou que os 10,3 milhões de crianças com menos de 4 anos no país correspondem a 5,1% da população brasileira.
   
O Plano Nacional de Educação (PNE), sancionado em 2014, estabelece na sua primeira meta a universalização da educação infantil na pré-escola para crianças de 4 a 5 anos até 2016 e a ampliação da oferta de educação em creches de forma a atender, no mínimo, 50% das crianças de até 3 anos até 2024.
     
  
Foto: Robson Gonçalves
  
  

Nenhum comentário: