quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Câmara vai realizar encontro no Pará para debater aproveitamento da energia solar

   
A Comissão de Minas e Energia aprovou nesta terça-feira (23) requerimento de autoria do deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA) que prevê a realização de audiência em Belém, para debater o potencial e as oportunidades de aproveitamento da energia solar fotovoltaica no Pará.
   
“A energia solar é a fonte de energia renovável que mais cresce em todo o mundo, juntamente com a energia eólica, possibilitando a transformação de uma matriz profundamente fundamentada em energias fósseis em uma matriz mais limpa e ambientalmente sustentável. A vantagem da energia solar é que ela pode ser aproveitada por residências, pequenos estabelecimentos, grandes empresas, enfim, todos os tipos de usuários”, justifica o autor da proposta.
   
Jordy acrescenta que esta nova fonte de energia gera impulso para economia, com a geração de novos empregos, além de proporcionar melhorias para o meio ambiente. Para o parlamentar, a matriz energética brasileira, baseada em hidrelétricas, está falida. Ele defende uma mudança no modelo de geração de energia no país, como a partir da luz solar, justificando que o Brasil detém um alto índice de irradiação solar, mas que apesar disso, essa fonte ainda é pouco explorada.
   
“Todo esse movimento é possível graças a ao amadurecimento dos sistemas de geração distribuída e ao seu barateamento, proporcionado pela evolução dessa tecnologia. Ademais, os países que são referência na produção de energia fotovoltaica, como a Alemanha e Espanha, promoveram incentivos e investimentos para o desenvolvimento da indústria”, destaca o deputado.
   
A audiência, cuja data ainda não foi definida, deverá contar com o seguintes debatedores: Nilo Emanoel Rendeiro de Noronha, Secretário da Fazenda do Pará; Adnan Demachki, Secretário de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do Pará; Thiago Norões, Secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco; Eduardo Azevedo Rodrigues, Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do MME; André Pepitone da Nobrega, Diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, Rodrigo Lopes Sauaia, Diretor Executivo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica – Absolar; Rafael Boff, Secretário de Energia do Município de Palmas, responsável pelo programa Palmas Solar e Bárbara Rubim, Coordenadora do Programa de Energia Solar do Greenpeace.
   
 
Por: Assessoria Parlamentar
 
  

Nenhum comentário: