quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Tragédia em Barcarena: parlamentares pedem colaboração à Secretaria Nacional de Defesa

  
  
Deputados federais, estaduais e senadores da bancada do Pará estiveram em audiência nesta quarta-feira (14) com o secretário Nacional de Defesa e Proteção Civil, general Adriano Pereira Júnior, onde relataram a tragédia ambiental e animal, causada pelo afogamento de 5 mil bois que estavam sendo embarcados para a Venezuela no porto de Vila do Conde, em Barcarena/PA. A iniciativa da reunião foi do deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA), que vem se pronunciando desde o início da semana, chamando a atenção das autoridades para a gravidade da questão.
   
O acidente aconteceu no último dia 6, e a contenção providenciada pela Companhia Docas do Pará (CDP) - para reter as carcaças de dezenas bois e o óleo combustível, que escaparam da embarcação -, se rompeu, permitindo que a poluição chegasse a várias ilhas e praias da região, provocando além de uma tragédia ambiental, uma questão de alerta social, já que o odor insuportável e a superpopulação de bactérias e insetos estariam expulsando as pessoas de suas casas nas redondezas.
   
Baseados nestes fatos - que ainda podem piorar, pois existem informações de que restam ainda 3.600 carcaças em decomposição no navio -, é que a bancada paraense pediu colaboração à Secretaria para minimizar o impacto econômico das famílas que subsistem a partir da pesca, por exemplo, ficarão sem renda com a contaminação do rio.
   
Segundo Jordy, “a CDP não está fazendo nada para apoiar a população e a prefeitura de Barcarena está enfrentando sozinha a situação. Muitas famílias estão buscando casa de parentes em Belém e Abaetetuba, pois não há condições de ficarem em suas casas, pois até água para consumo corre o risco de contaminação”. 
  
Audiência Pública
  
A Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga os maus tratos a animais e a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara Federal, realizarão diligência em Barcarena, na próxima sexta-feira (16), para verificar as causas e consequências do naufrágio, com a participação de parlamentares, autoridades e a população em geral.
  
  
Assessoria de Comunicação
Gabinete Dep. Arnaldo Jordy
(61) 3215-3506 / 8276-7807
    
   

Nenhum comentário: