Nesta segunda-feira, 29, foi inaugurado o núcleo do Pro Paz Integrado no município de Breves, no Marajó, com a presença do deputado federal Arnaldo Jordy (PPS/PA), cujo mandato sempre pediu maior atenção do Estado com a infância e juventude do arquipélago, especialmente após as conclusões da CPI da Pedofilia. A ida do Pro Paz ao Marajó é uma antiga reivindicação de Jordy, objeto de emenda parlamentar finalmente atendida.
A CPI da Pedofilia no Legislativo estadual constatou que o Marajó é um dos locais onde há maior vulnerabilidade de crianças e adolescentes, muitas vezes vítimas de abuso, em um ambiente de pobreza extrema. Algumas cidades do Marajó estão entre os piores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do País, como é o caso de Melgaço, que ficou em último lugar no ranking nacional, em 2013, com um índice de analfabetismo de 50% naquele ano, segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), no Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil.
Agora, com o Pro Paz Integrado em Breves, os municípios localizados na região do Marajó receberão atendimento especializado no combate à violência contra crianças, adolescentes e mulheres, com um serviço de atenção integral para a redução dos danos físicos e psíquicos causados pela violência, que inclui ações em quatro eixos para o enfrentamento de todas as formas de violência: atenção, defesa, responsabilização e prevenção.
Por: Assessoria Parlamentar
Nenhum comentário:
Postar um comentário