terça-feira, 8 de março de 2016

Ao citar tamanho da dívida pública, Jordy diz que país passa por “estrangulamento”

   
Do Portal PPS
  
O vice-líder do PPS na Câmara, deputado Arnaldo Jordy (PA), conclamou, nesta terça-feira, os colegas para que enfrentem, no Parlamento, os impactos do crescimento desordenado da dívida pública brasileira que compromete mais de 60% do Produto Interno Bruto (PIB).
  
“É um tabu da República. Todos os governos fecharam os olhos para a dívida pública. Precisamos fazer um debate de Estado, no sentido de tentar desobstruir este estrangulamento”, defendeu parlamentar paraense.
  
Para Jordy, é preciso que haja um “esforço suprapartidário” no sentido de tirar o Brasil da atual crise econômica. Alguns analistas acreditam que se não houver nenhuma mudança para reequilibrar as contas públicas, a dívida em 2016 poderá comprometer algo perto de 90% do nosso PIB.
 
“Enquanto a saúde e a educação consumem menos de 4 por cento do orçamento, a divida pública consome quase um trilhão de reais por ano, dois quais 66 por cento pagando somente os juros. Em 2015, o Brasil pagou 860 bilhões de reais para a agiotagem internacional”, lembrou o vice-líder.
  
Com a disparada da dívida pública, cresce ainda mais o risco de calote e a possibilidade de uma quebradeira geral.
  
  
Foto: Robson Gonçalves
  
  

Nenhum comentário: