quinta-feira, 3 de março de 2016

Após pizza em CPI do BNDES, deputados de oposição pedem ao PGR aprofundamento das investigações

      
  
Do Portal PPS  
  
Deputados de oposição e que votaram contra relatório final aprovado pela CPI do BNDES estiveram nesta quarta-feira (2) na Procuradoria Geral da República para solicitar ao procurador Rodrigo Janot que aprofunde a investigação contra pessoas que, supostamente, cometeram irregularidades na concessão de empréstimos do banco de fomento a empresas no Brasil e no Exterior. O grupo foi recebido pelo procurador regional da República, Eduardo Pellela, que é chefe de gabinete de Janot.
  
A reunião ocorre uma semana após a comissão parlamentar de inquérito aprovar um relatório que não recomendou um indiciamento sequer, apesar de farta documentação recebida contra figuras políticas, empresariais e de servidores do BNDES que sugerem que a instituição financeira teria sido usada para beneficiar determinados segmentos privados com a oferta de crédito barato. Os dados recebidos pelos deputados também apontam para o cometimento de tráfico de influência.
  
O encontro na Procuradoria Geral da República foi organizado pelo deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA), autor de um dos relatórios paralelos apresentados na CPI como contraponto ao parecer governista. No voto em separado, o parlamentar sugere o indiciamento do presidente do BNDES, Luciano Coutinho, de diretores do banco que participaram das operações de financiamento nas operações JBS/Friboi e da construção do metrô de Caracas, na Venezuela.
  
“Esperamos que os procuradores se debrucem sobre aquilo cuja materialidade está farta nos autos da CPI mas que por blindagem política dos governistas não foi apurado, ou seja, há dados que apontam para crimes de gestão temerária, contra o sistema financeiro e de improbidade administrativa praticados pelo banco em operações tanto no país como fora dele”, afirmou Jordy, após o encontro.
  
O relatório do deputado do PPS e de outros dois deputados foram entregues à Procuradoria Geral da República para subsidiar o pedido de continuidade das investigações pelos procuradores.
  
  


Nenhum comentário: