terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Garimpeiros denunciam Colossus outra vez ao MP

 
Um grupo de associados da Cooperativa de Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp), por intermédio do deputado Arnaldo Jordy (PPS/ PA), reuniu hoje (17) à tarde com o Procurador-Geral do Ministério Público do Pará, Marco Antônio Ferreira das Neves, o representante do Ministério das Minas e Energias, Edson Melo, o interventor da (Coomigasp) Marcos Alexandre, o Secretário Estadual de Economia Davi Leal, o Promotor Público Nelson Medrado, e o deputado federal Domingos Dutra (Solidariedade/MA) em Belém, para denunciar que a Colossus, empresa que se associou à cooperativa para explorar a mina de Serra Pelada, depois de alterar os percentuais no contrato com os garimpeiros, mudando de 51% para 75% sua margem de lucro, a Colossus agora quer repassar sua parte para terceiros.
 
Como a ilegalidade do contrato está sendo questionada na justiça, a Colossus não pode fazer nenhum tipo de terceirização e nem vender a parte dela, já que o s garimpeiros mantêm várias ações para cancelamento do contrato da forma como está, inclusive com denúncias de irregularidades contra o próprio Ministério das Minas e Energias. Jordy ressaltou que a relação dos garimpeiros com o Ministério não têm sido nada amistosa, já que desde junho de 2012 já foram feitas centenas de denúncias sobre as irregularidades, mas nada foi feito. “Em minha opinião as autoridades competentes foram coniventes com esta situação, desde 2012 nos foi prometida uma resposta, até hoje não a obtivemos”, explicou Jordy.
 
O deputado, que desde 2012 quando surgiram as primeiras denúncias sobre irregularidades tem apoiado os garimpeiros em várias reuniões e audiência pública em Serra Pelada, em reuniões nos Ministérios Público do Estado, Ministério Público Federal e no Ministério das Minas e Energia, onde tem buscado respostas e soluções, além de denunciar essas irregularidades no plenário da Câmara Federal, acredita que a intervenção do MPE tem ajudado bastante. “Esta audiência foi bastante esclarecedora, porém ainda não será hoje que resolveremos 100% dessa histórias, mas pelo que vejo estamos no caminho certo e positivo, apesar dos obstáculos”, disse Jordy. Para o deputado o objetivo principal agora é saber exatamente qual o potencial mineral que ainda existe em Serra Pelada. “É evidente que existe algo de muito promissor ali, caso contrário a Colossus não teria investido 400 milhões de dólares nesse projeto”, completou Jordy.
 
Segundo o deputado, o ideal é que se encontre logo um investidor com capacidade de assumir o projeto, que aceite no mínimo esse acordo de 49% para os garimpeiros e 51% para a Colossus, como estabelecido no contrato inicial , e que esses trabalhadores possam receber o que lhes é devido e que nunca foram pagos. Jordy exige ainda que as ações criminais e trabalhistas que foram movidas, sejam executadas e que possam punir os culpados de toda essas ilegalidades, independente de quem sejam. “Todos já ganharam alguma coisa nessa história, menos quem tem direito, os trabalhadores, que trazem nas costas o sofrimento de quem dedicaram uma vida inteira a essa atividade, e que tiveram roubado o direito de fazer usufruto do seu trabalho”, finalizou Jordy.
 
O interventor Marcos Alexandre Mendes aproveitou a reunião para explicar o que tem sido feito desde Outubro do ano passado, quando foi iniciou o processo de intervenção. “A situação em que se encontrava a cooperativa, era de total desorganização, diversas irregularidades, um verdadeiro caos”, explicou o interventor. Quando assumiu a gestão da Coomigasp, Marcos Alexandre se deparou com uma cooperativa quase inexistente, já que não havia rastro algum de documentos como contrato, relatórios financeiros, dividas trabalhistas, funcionários ausentes, ausência de instrumentos de comunicação, problemas jurídicos, entre outros. “Nesses quase seis meses de trabalho, conseguimos reduzir 50% o valor da folha de pagamento da cooperativa, reduzimos 44% o aluguel de imóveis e 48% no aluguel de veículos. Essas medidas reduziram em 55,7% nos gastos da Coomigasp”, completou Marcos.
 
Da Assessoria de Comunicação
 
 

Nenhum comentário: