quinta-feira, 11 de abril de 2013

CPI do Tráfico de Pessoas vai ao Paraná apurar adoções de crianças

 
Do Portal PPS
Por William Passos
 
A Comissão Parlamentar de Inquérito do Tráfico de Pessoas da Câmara decidiu nesta quarta-feira (10) que irá a Curitiba, na próxima semana, para investigar o caso das adoções polêmicas de crianças denunciadas recentemente pela imprensa local no interior do Paraná.
  
De acordo com o presidente da CPI, deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA), membros da comissão realizarão oitivas e uma audiência pública para debater o tema. O caso mais recente foi registrado por uma família de São João do Triunfo (PR), que teve os filhos adotados por casais dos Estados Unidos, com a suposta intermediação da ONG Limiar que atua em quatro estados brasileiros.
  
Na última terça-feira, a Polícia Federal, por ordem da CPI, apreendeu documentos e computadores na casa de Laudelino de Souza, representante da Limiar, e que cobraria taxas das famílias americanas interessadas em adotar as crianças brasileiras.
  
A ida ao Paraná ocorre após a comissão ouvir o depoimento do presidente da ONG, Ulisses da Costa, que não convenceu os parlamentares. “Estamos diante de um caso grave que a CPI precisa saber a sua extensão. E é preciso acrescentar que as declarações dadas pelo diretor da Limiar foram bastante inconsistentes. A comissão precisa apurar se este senhor é ‘laranja’ de uma grande rede de tráfico de pessoas ou se é sócio dela”, disse Arnaldo Jordy.
  
Os trabalhos em Curitiba incluem a tomada de depoimentos de representantes da sociedade civil, dos pais biológicos das crianças adotadas, de representantes do Ministério Público e da Polícia Federal. A população em geral poderá participar da audiência, inclusive denunciando novos casos ou levando informações sobre situações já revelados.
 
O evento tem previsão de realização na quinta-feira (18), a partir das 9 horas da manhã, na sede da Assembléia Legislativa do Paraná.
 
 
 

Nenhum comentário: