quinta-feira, 26 de maio de 2011

Jordy vota contra Código Florestal e diz que meio ambiente está vulnerável

Do Portal PPS
Por William Passos

Para o deputado federal Arnaldo Jordy (PPS-PA), que é integrante da Comissão da Amazônia da Câmara, o novo Código Florestal, aprovado na noite da última terça-feira (24) pelo plenário da Casa, deixa o meio ambiente em situação de vulnerabilidade.

A proposta foi aprovada por ampla maioria, mas precisa ainda passar pelo crivo dos senadores, antes de ir à sanção presidencial.

Jordy lamenta a aprovação de dispositivos como a anistia concedida aos desmatadores e o que dá aos estados o poder de estabelecer outras atividades que possam justificar a regularização de áreas desmatadas.

“O que o Brasil tem de mais importante neste jogo competitivo globalizado são seus ativos naturais e ambientais. E essa legislação não tem nada de racional. Deixa estes ativos vulneráveis”, observou o parlamentar.

O deputado lembrou que seu estado, que é campeão em desmatamento, colecionou índices negativos ao longo da sua história por conta da derrubada da floresta.

“O estado do Pará já teve 400 mil quilômetros destruídos e o que a gente viu nesse modelo de destruição não nos recomenda avançar nessa fronteira de antropização (ação do homem sobre a vegetação)”, acrescentou.

Culpa

Arnaldo Jordy afirmou ainda que a posição autoritária do governo federal ajudou os ruralistas a aprovarem, principalmente, a emenda que transfere às unidades da federação autonomia para regularizar áreas desmatadas.

“A defesa autoritária, arrogante, pouco democrática do líder Cândido Vaccareza, achando que o Parlamento seria desmoralizado, se o governo perdesse uma votação, acabou gerando um Tsunami de insatisfações no plenário”, disse.

Nenhum comentário: