quarta-feira, 18 de maio de 2011

Jordy quer saber o que ministério da Educação está fazendo para reduzir analfabetismo

Do Portal PPS

O deputado Arnaldo Jordy ingressou hoje (18) com um pedido de informações, endereçado ao ministro da Educação, Fernando Haddad, para saber o que sua pasta está fazendo para diminuir o analfabetismo no Brasil.

Dados do Censo do IBGE de 2010 demonstram que a redução do número de iletrados no período de 2000 a 2010 foi de apenas 0,5 ponto percentual. Quase 10% dos brasileiros com 15 anos ou mais são analfabetos.

Com exceção de São Paulo, Santa Catarina, Distrito Federal e Rio Grande do Sul, os demais estados têm taxas acima de 10%.

A região Nordeste é que mais sofre com o problema. Lá, os índices de analfabetismo são bem altos: Maranhão – 19,31%; Paraíba – 20,20%; Piauí – 21,14%; Alagoas – 22,52%.

Para Jordy, é necessário que o Congresso Nacional saiba que providências estão sendo adotadas pelo governo federal para combater o problema.
   
O deputado do PPS também pede a Haddad que informe se há algum programa específico para a região Nordeste que concentra 53,4% do total de pessoas que não sabem ler, nem escrever. Esse índice é maior do que o verificado há 10 anos, quando o analfabetismo era de 51,4%.

No requerimento, Jordy pergunta ainda sobre a política do ministério da educação para a área rural. Em algumas unidades da federação, o índice de analfabetos é de 23%.

Resposta

Depois de recebido o ofício da Câmara, o ministério tem 30 dias para enviar os dados à Câmara. Informações falsas, recusa ou atraso na resposta pode importar em abertura de processo por crime de responsabilidade.


Nenhum comentário: