quinta-feira, 5 de maio de 2016

Pará produz e exporta energia, mas paga uma das tarifas mais altas, denuncia Jordy

  
Na tribuna da Câmara, o deputado federal Arnaldo Jordy (PPS/PA) comentou a divulgação, pela Celpa, de que 20% da energia no Pará é desviada, e que se não fossem essas fraudes, o preço da tarifa poderia cair 10% para o consumidor.
  
Para Jordy, trata-se de uma falácia, pois, em 2014, a empresa divulgou que as fraudes eram de 34%, agora, caíram para 20%, e mesmo assim, a tarifa não foi reduzida. “A abusividade nas cobranças dessa empresa é criminosa”, disse Jordy, que lembrou que a Celpa é campeã de reclamações nos órgãos de defesa do consumidor do Pará, Estado que é vítima de um modelo nefasto, pois, mesmo sendo o quinto maior produtor e o segundo maior exportador de energia do Brasil, paga uma das mais altas tarifas e não recebe tributos pelo que é exportado.
  
“Agora, com Belo Monte, vamos produzir cerca de 18 milhões de quilowatts de energia, 80% para exportação, e o estado não recebe um centavo de ICMS, que é cobrado no destino, e ainda pagamos a segunda maior tarifa da América Latina, porque a contabilidade é o custo da produção dividido pelo número de habitantes”, disse Jordy, que citou números do Dieese: “De 1998 a 2014, a energia teve uma evolução na sua tarifa de quase 500%,enquanto o salário mínimo foi reajustado em 204%”. Para Jordy, não será possível contar o desvio de energia, enquanto não for adotada uma tarifa mais equilibrada para o consumidor. 
   
  
Confira o vídeo abaixo, ou caso seu navegador não o abra automaticamente, veja aqui https://youtu.be/p0ulJqN2ExE
  
  
  
  
Por: Assessoria Parlamentar
  
  

Nenhum comentário: