terça-feira, 12 de julho de 2011

PPS do Pará decide levar debate sobre meio ambiente para XVI Congresso

PPS do Pará decide levar debate sobre meio ambiente para XVI Congresso 
 
Da Assessoria PPS/PA
Por Nilton Silva

Num clima de muita animação, delegados e convidados participaram do X Congresso Estadual do PPS do Pará, realizado na Assembléia Legislativa nos dias 4 e 5 de julho. Os membros do diretório estadual foram eleitos em chapa única construída consensualmente. Os delegados ao congresso nacional foram eleitos em votação nominal. Os membros da Executiva do partido, atualmente presidida pelo deputado estadual Arnaldo Jordy, ainda serão definidos pelo diretório eleito.

O congresso foi precedido de congressos municipais realizados em 30 municípios paraenses, que elegeram 250 delegados. Participaram do processo congressual (congressos municipais, plenárias e reuniões) mais de 1.500 militantes e convidados.

Meio ambiente
Na manhã de sábado aconteceu um intenso debate sobre temas ambientais, com destaques para o desmatamento da Amazônia, emissão de CO2 e a necessidade de mudança do modelo de desenvolvimento da região. Os palestrantes Adalberto Veríssimo, do Imazon (Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia), e Thomas Mitschein, do Poema (Programa Pobreza e Meio Ambiente na Amazônia), defenderam a necessidade de elevados investimentos na Amazônia por sua posição estratégica para a estabilidade do clima no planeta.

Os pesquisadores mostraram que a alteração do clima na Amazônia pode afetar negativamente um dos pilares da economia brasileira, o agronegócio. Pelos cálculos dos pesquisadores, com investimentos de apenas 17 bilhões de dólares anuais, num período de 20 anos seriam investidos 340 bilhões de dólares na Amazônia. Essa soma é considerada pequena quando comparada aos impactos positivos que a manutenção da floresta, a preservação dos recursos hídricos e a produção de energia limpa trariam para a humanidade. Ao final dos debates foi aprovado por aclamação sugerir que esse debate também seja feito no Congresso Nacional do PPS, em agosto.

Na tarde de sábado os delegados discutiram as teses do congresso em grupos de trabalho. No domingo foi realizada a plenária do congressso que aprovou emendas à tese nacional e indicativos de estratégia eleitoral para as eleições de 2010. Também foi eleito o diretório estadual formado por 47 membros titulares e 16 suplentes e escolhidos os membros do Conselho Fiscal, Conselho de Ética e 18 delegados titulares e 12 suplentes ao congresso nacional do partido.

DELEGADOS ELEITOS PARA O CONGRESSO NACIONAL

João Salame Netto
Arnaldo Jordy Figueiredo
Jane Monteiro Neves
Ciria Aurora Ferreira Pimentel
Maria da Glória Dias Sousa
Paulo Sérgio Santa Cruz Rodrigues do Couto
Eleanor Gomes da Silva Palhano
Arlete Oliveira Bartolomeu
Maria Jandira Rodrigues de Carvalho
Jomo Habib Saré
Antonio Maria de Abreu
Clodoaldo de Jesus G. do Carmo
Antonio José Garcia Viana
Odilene do Socorro Pinheiro Silva
Maria Inês Barata
Maria Lobato Torres
Luiz Nevaldo Pinheiro Rodrigues
Jacirema Pena Gonçalves

Nenhum comentário: