sexta-feira, 1 de abril de 2011

PPS debate Reforma Politica Nacional


O Partido Popular Socialista - PPS promoveu no dia 29 na Câmara Federal em Brasília/DF, debate sobre a reforma política, com palestra do professor e pesquisador Jairo Nicolau, convidado por iniciativa do deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA), O PPS foi um dos primeiros partidos a encaminhar ao Congresso Nacional um projeto de reforma política. Propostas estas que foram elaboradas com consulta às bases e em discussão e votação dentro da Bancada e Executiva Nacional. Participaram do debate integrantes da bancada e da Executiva Nacional do partido.

Dentre os principais pontos do documento formulado pelo partido e que voltará a ser discutido em Brasília, está a realização de segundo turno em cidades com mais de 50 mil eleitores (hoje isso só acontece em municípios com mais de 200 mil eleitores). O PPS também defende o voto distrital misto e quer estabelecer que o eleito para o Legislativo não assuma cargos no Executivo, sob pena de perda do cargo.

Palestrante esclareceu dúvidas dos parlamentares

Jairo Nicolau ouviu as propostas do partido, tecendo comentários e apresentando suas considerações, com pontos de vista relevantes ao debate, na opinião do presidente do partido, Roberto Freire (PPS/SP), algumas das quais podem ser inseridas nos debates dentro do Executiva Nacional.




Parlamentares também fizeram indagações ao professor Jairo, e ouviram dele exemplos da aplicação das propostas para Estados e municípios, além da aplicação em outros países, como o voto distrital, suas variações e o financiamento público de campanha.

O professor Jairo Nicolau é Cientista Político, com doutorado no IUPERJ e pós-doutorado no Centre for Brazilian Studies da Universidade de Oxford. É professor visitante da UERJ, e desde 1997 pesquisador do CNPq, além de coordenar o GT Partidos e Eleições da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) e ser membro do Comitê Assessor (Ciência Política) do CNPq.

Assessoria de Comunicação
Gabinete Deputado Arnaldo Jordy
Com informações do portal PPS
(61) 3215-5376

Nenhum comentário: