terça-feira, 19 de abril de 2011

PPS apresenta à OAB e Presidência da Câmara propostas para reforma política

Deputados da bancada do PPS - Partido Popular Socialista na Câmara Federal, estiveram hoje (19/04) em audiência com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante, na sede da entidade, em Brasília/DF, com o objetivo de entregarem propostas do partido para a reforma política ora em discussão no Congresso. O PPS foi o primeiro partido a formatar suas propostas para a reforma política.

Participaram da reunião o presidente do PPS, deputado Roberto Freire (SP), o representante do partido na Comissão de Reforma Política da Câmara, deputado Sandro Alex (PR), além dos deputados Arnaldo Jordy (PA), Augusto Carvalho (DF) e Carmen Zanotto (SC).

Roberto Freire entregou ao presidente da entidade nacional, cópia dos quatro projetos de lei e de duas emendas constitucionais que reúnem os 11 pontos, considerados pelos parlamentares fundamentais para a nova legislação eleitoral. Os deputados esplanaram vários pontos da proposta apresentada, como a defesa que o partido faz para instituir no Brasil o sistema distrital misto de votação, em que o eleitor vota em candidatos inscritos numa lista preordenada e em candidatos distribuídos por distritos.

O deputado Arnaldo Jordy destacou o fim das coligações nas eleições proporcionais, outro item sugerido pelo PPS. Disse ainda que o partido também apresenta uma proposta de extrema importância para diminuir a subserviência do Legislativo aos Executivos. Ele referia-se à PEC que proíbe candidatos eleitos para uma Casa Legislativa de assumirem cargos de secretário ou ministro, por exemplo, sob o risco de perderem o mandato.

O presidente da OAB também foi informado que o Supremo Tribunal Federal foi acionado para se pronunciar a respeito da chamada Lei da Ficha Limpa, onde a legenda protocolou uma Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC) nesta mesma manhã, afim de garantir que a referida regra valha para período anterior a sua aprovação. O PPS pretente que todas as dúvidas sobre a Lei sejam esclarecidas para o pleito de 2012, quando, de direito, a Ficha Limpa será aplicada.

Ophir Cavalcante afirmou sobre a importância dos partidos se posicionarem, apresentando suas propostas para tão importante tema. Ele disse ainda que a entidade também está discutindo a questão, tanto internamente, e com várias organismos da sociedade civil. "Tal mudança não se fará pelo simples fato da mudança, mas para abrir novos espaços políticos, com o surgimento de lideranças, bem como ampliar as ações da Lei do Ficha Limpa", finalizou.


Presidência da Câmara
A seguir os deputados do PPS também foram recebidos pelo presidente da Câmara Federal, deputado Marcos Maia (PT/RS), onde também fizeram a entrega das propostas de reforma eleitoral, discutidas e sugeridas pelo partido.

O deputado elogiou a atitude dos parlamentares, que apresentaram os 11 pontos que consideram fundamentais para que a nova Lei Eleitoral seja modernizada. As propostas serão encaminhadas pelo presidente à Comissão Especial da Câmara que está estudando a reforma.

Há no Congresso Nacional duas comissões especiais, uma no Senado - com prazo de 60 dias para apresentar seu relatório sobre as mudanças na Lei Eleitoral; e uma na Câmara, com 180 de prazo para apresentar suas as análises à reforma.


Com informações da Assessoria do PPS

Assessoria de Comunicação
Gabinete Dep. Arnaldo Jordy
jordycamara23@gmail.com
(61) 3215-5376

Nenhum comentário: