quinta-feira, 31 de março de 2011

Jordy integrou comissão parlamenta​r que foi ao MEC


Uma comissão suprapartidária de parlamentares e dirigentes municipais do Pará esteve na tarde desta terça-feira no Ministério da Educação reinvindicando a expansão da Universidade Federal do Pará - UFPA e a implantação da Universidade do Sul/Sudeste do Estado. A iniciativa foi provocada pelo reitor da UFPA, Carlos Maneshy, que em defesa da ação disse que enquanto em outras regiões do país a educação pública superior responde por 70% da demanda e a particular por 30%, no Pará e na Amazônia a realidade destes número é completamente inversa.

A comissão liderada pelo reitor da UFPA solicitou a aprovação do projeto já submetido e que se encontra em análise no MEC, no qual prevê a criação dos campi de Ananindeua, na região metropolitana de Belém, e o de Salinópolis, no sudeste do Estado, além da criação e implantação da Universidade do Sul/Sudeste do Pará, que seria sediada no município de Marabá.

Os parlamentares - senadores, deputados estaduais e federais, além de prefeitos de vários municípios do Pará, foram recebidos pelo Secretário de Ensino Superior do MEC, Luis Cláudio Costa e pelo Ministro da Educação, Fernando Hadad, que ouviram dos senadores Marinor Brito (PSOL/PS) e Flexa Ribeiro (PSDB/PA) a importância dos pleitos para o Estado.

O deputado federal Arnaldo Jordy falou em nome dos deputados presentes, que ressaltou que levar educação de qualidade e universal é um dos desafios mais significativos para o desenvolvimento da Amazônia e do Pará e que dentro de 5 ou 6 anos, só o Estado deve receber investimentos de mais de 110 bilhões de dólares, os quais demandarão da região maior infraestrutura e educação adequada para atender o fluxo migratório populacional e de crescimento. O parlamentar disse ainda que "diante deste nível de crescimento, os investimentos iniciais nos campi de Ananindeua e Salinópolis e da implantação da Universidade do Sul/Sudeste paraense serão da ordem de 25 a 30 milhões, além do custo com pessoal".

O Secretário Luis Cláudio Costa informou que o projeto está em análise, para as avaliações de praxe, mas que em vista de sua importância regional e pela louvável iniciativa apresentada pelos parlamentares em lutar pela educação de forma unida, o projeto tem todas as condições de receber a aval do Ministério.

Veja mais fotos da reunião em http://trunc.it/eynv5

Assessoria de Comunicação
Gabinete Arnaldo Jordy
(61) 3215-5376

Nenhum comentário: